Dia 02 de junho

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XXVI

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SOBERANIA DE DEUS I

 

Soberano é aquele que tem poder supremo, exerce um governo próprio sem restrições nem neutralidade. Quem está governando neste exato momento os céus e a terra? Se nos voltarmos para os céus, vamos responder que é Deus, mas quando pensamos na terra, mostramos muitas vezes pelas nossas atitudes que duvidamos que Deus reina sobre tudo, e que ninguém pode restringir nem neutralizar seu governo. Quantas vezes não pegamos as pessoas falando contra os governantes? Quantas vezes não ouvimos a ciência explicando certos fatos na natureza e o homem aceitar? Quantas vezes não ouvimos pregadores falarem mais sobre o diabo do que em Deus? Tudo isto é falta de conhecimento da Sua Soberania.

Voltando-se um pouco para nós, os cristãos de hoje, quantas vezes não ouvimos que o homem é quem decide o seu próprio destino através de seu livre-arbítrio? Quantas vezes não ouvimos que grande parte das coisas que acontecem com os cristãos neste mundo são obras de Satanás? Quantas vezes não encontramos cristãos querendo se envolver com política porque pensam que poderão fazer alguma coisa em favor do próximo, ou mesmo fazendo campanha em favor de um candidato próprio? Quantas vezes não ficamos preocupados e ansiosos com as necessidades desta vida? Quantas vezes não nos pegamos inquietos com essas coisas ou com alguma enfermidade ou preocupados com a nossa segurança e a de nossos filhos? Quantas vezes não procuramos socorro nos homens ou nas coisas deste mundo? Tudo isto é falta de conhecimento do Deus Soberano: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" Mateus 22.29.

Voltando ao princípio dos nossos estudos sobre os atributos de Deus, nenhum filho de Deus pode confiar, entregar, descansar e esperar em Deus todas as coisas se não o considera Soberano. Caso isto não seja revelação a nós, sempre vamos atribuir aos outros as causas ou à glória. Após a regeneração, a primeira necessidade de um cristão é conhecer o Pai como o Todo-Poderoso. É ver e entrar no seu Reino (João 3.3-5); conhecê-lo como Aquele que tem poder supremo, exerce um governo próprio sem restrições ou neutralidade, e que nada passa despercebido diante dos olhos daquele que já tudo determinou para nós, segundo a sua vontade, para a eternidade: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" João 10.27-29.

Deus é Soberano, e o seu reino domina sobre tudo e sobre todos: "O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo" Salmos 103.19. Segundo a Sua Soberana vontade, Ele opera nos seus anjos, nos demônios e em Satanás, e entre os reinos e moradores da terra, e ninguém pode impedir a sua mão: "E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?" Daniel 4.35. Deus tudo pode, e ninguém pode impedi-lo de executar a sua vontade: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido" Jó 42.2.

A Soberania de Deus anunciada aos pecadores, é motivo de controvérsias, de repulsa e de incredulidade, mas revelada a nós, os seus filhos, traz confiança na providência, descanso no cuidado, fé nas suas promessas; bem como adoração, louvor, gratidão, humilhação e esperança. Crer que Deus é Soberano, é conhecer que Ele é Supremo, Majestoso, Excelso, Onipotente, Bondoso, Amoroso, Misericordioso e que faz tudo o que lhe agrada, sem restrição alguma: "Mas o nosso Deus está nos céus; e faz tudo o que lhe apraz" Salmos 115.3. Crer que Deus é Soberano é confessar que Ele tudo pode, que nada está fora do seu controle e que tudo o que acontece é da Sua Soberana Vontade: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" Romanos 8.28.

O Deus que é anunciado nos nossos dias não é o Deus Todo-Poderoso, criador e que governa todas as coisas, mas um deus que vê o seu grande projeto eterno ser frustrado pela  indiferença dos homens. Um salvador que deu a sua vida em favor dos homens, mas que depende do seu arrependimento e fé. Dão a entender que Ele permanece com um espírito abatido e derrotado no convencimento dos homens em face dos prazeres transitório do pecado serem mais atrativos. Um evangelho que depende de atrativos e da capacidade humana de convencer os pecadores para uma vida que muda somente a forma externa.

Este não é o Deus dos deuses, o Senhor dos senhores e o Rei dos reis. O Deus verdadeiro é o Todo-Poderoso que fará toda a sua vontade, e que é o Arquiteto e Edificador da Sua obra (Hebreus 11.10). Que cumprirá cabalmente todas as coisas, e que nenhuma das coisas que disse cairá por terra: "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antigüidade; que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade; chamando do oriente uma ave de rapina, e dum país remoto o homem do meu conselho; sim, eu o disse, e eu o cumprirei; formei esse propósito, e também o executarei" Isaías 46.9-11.

O Cristo que anunciam nos nossos dias não é o Salvador Poderoso que Deus levantara para nos libertar de todos os nossos inimigos (Lucas 1.74), e que verdadeiramente nos salva dos nossos pecados e do pecado (João 8.32-36). Não é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29), e não é Aquele que não perderá nenhum daqueles que o Pai lhe deu (João 6.39). O espírito que é anunciado nos nossos dias não é o Espírito que ressuscitou a Jesus dentre os mortos e que vive em nós; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo de Deus. Não é o Espírito que é o penhor da herança de Deus, porque dizem que podem cair da salvação. Estes anunciam outros deuses, mas não o Deus Soberano, o Cristo Senhor e o Espírito Santo. Continua...

Retornar