Dia 04 de setembro

 

 

"...segundo a sua vontade ele opera...".

Daniel 4.35.

 

Deus é soberano: "E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?". Soberano é aquele que tem e exerce poder supremo, sem restrição nem neutralidade. A idéia que é passada para as pessoas é que existem dois poderes opostos que se degladiam no universo: O bem e o mal, Deus e o diabo; mas isto não é verdade. Deus é o único poder que rege todo este universo. Apesar de existirem outros poderes, que são os principados e as potestades, elas estão totalmente sujeitos ao Deus Único e Soberano: "E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja" Efésios 1.19-22.

Satanás ainda está guardando o seu principado. Ele ainda está completamente sujeito a Deus, do contrário, ele já estaria preso em prisões eternas: "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia" Judas 1.6. Um dia, como diz a Palavra, Deus lhe dará mais poder, e ele será o Dragão. Ele receberá poder até para vencer os santos (Apocalipse 12 e 13). Com este poder seu coração irá se exaltar, e ele vai querer ser igual a Deus (Ezequiel 28.17-19), mas daí será lançado por terra por pouco tempo. Depois será preso por mil anos. Cumprido esse período, novamente será solto por algum tempo para ser ainda um instrumento de Deus no cumprimento dos seus propósitos, mas depois será lançado definitivamente no lago de fogo (Apocalipse 20.1-3, 7-10).

Portanto, aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do Todo-Onipotente descansará (Salmos 91.1). Se alguém deve ter algum temor não é do diabo, mas de Deus que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo (Mateus 10.28). Deus nos ensina que não devemos temê-lo, porque ele não pode tocar o que de Deus foi nascido: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca" I João 5.18. O que ele pode é apenas acusar os irmãos, mas quanto a isto, também já o vencemos: "E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho" Apocalipse 12.10-11. "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" I João 2.14. "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" I João 5.4.

Se Cristo está em nós, então já os temos vencidos, porque maior é o que está em nós, do que aquele que está no mundo (I João 4.4). Amém.

Retornar