Dia 05 de setembro

 

 

"...a palavra de Deus é viva e eficaz...".

Hebreus 4.12.

 

A proposta de todo o ensino escolar que nossos filhos recebem, é para que sejam preparados para um curso que no futuro os tornem aptos para as suas profissões. Mas caso necessitem dele mais tarde, é necessário relembrar e pesquisar o que se passou. O que aprenderam ficam normalmente guardados em cadernos, livros e etc..., mas não é assim com a Palavra de Deus: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

A educação profissional para os nossos filhos é temporária, mas o ensino de Deus é eterno: "Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do SENHOR permanece para sempre" I Pedro 1.23-24a. Os nossos filhos devem estudar para serem bons profissionais, mas a sua maior necessidade é serem criados na disciplina e admoestação do Senhor: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" Provérbios 22.6. Deus nos ensina também como, e quando devemos ensiná-los: "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te" Deuteronômio 6.6-7.

Para ensiná-los é preciso que esta Palavra primeiramente esteja em nossos corações. O ensino que damos aos nossos filhos pela Palavra de Deus não é didático, mas vivo, porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes; ela fará o lhe que apraz, e nunca voltará para Ele vazia: "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" Isaías 55.10.

A Palavra de Deus ensinada aos nossos filhos ficará atada aos seus corações, e terá um efeito bendito quando não estiverem debaixo dos nossos cuidados: "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida" Provérbios 6.20-23.

Não negligencies o ensino, a admoestação e a disciplina do Senhor, e muito menos o poder da Sua Palavra. Seu excessivo cuidado pode irritá-lo: "E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor" Efésios 6.4. A Palavra de Deus não opera irritação, mas refrigério para as suas almas: "A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.  O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos"  Salmos 19.7-10. Amém.

Retornar