Dia 06 de fevereiro

 

 

"Há um só corpo e um só Espírito...".

Efésios 4.4.

 

Se olharmos para as muitas faces do cristianismo, constataremos que onde existe o maior índice de divisão é entre os cristãos. Existem igrejas para cada gosto e exigência, e existe um nome para cada uma delas. São tantos os nomes que não se podem mais contar. Estava lendo um artigo dos irmãos unidos do século XIX, onde eles estavam preocupados com o rumo que os cristãos estavam tomando, por estarem se reunindo separados, em algumas divisões.

Do que se tem conhecimento, é nessa época que os cristãos começaram a se reunir em denominações. É interessante notar, que os nomes que eles colocavam em seus templos, eram apelidos que foram dados pelos seus adversários. Por exemplo: Quem denominou os cristãos de anabatistas foram os seus adversários, isto porque eles não batizavam as crianças, porque entendiam que só podiam ser batizados os que criam, como Jesus disse: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" Marcos 16.16.

Isso era contrário aos ensinamentos da igreja católica da época, que batizavam as crianças. Por isso o apelido de anabatistas. Assim foi também com os prebiterianos, com os metodistas, com os luteranos e etc... Quem os denominava eram os seus adversários, por causa da maneira como vivam e criam, e nunca pelos próprios cristãos. Jamais Martin Lutero quis que chamassem os cristãos da pós-reforma na Alemanha de luteranos.

Todas essas divisões, nunca foram produzidas pelos verdadeiros cristãos, mas por aqueles que não tem o Espírito: "Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito" Judas 1.17-19. "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles" Romanos 16.17.

Da parte de Deus, há um só corpo, uma única igreja universal, a noiva e futura esposa de Cristo. Um só Espírito, o Espírito que promove a comunhão e a unidade. Como também uma só esperança da nossa vocação. Um só Senhor, que é a nossa vida, Jesus Cristo, e que é tudo em todos. Uma só fé, a fé que é do Filho de Deus, não uma fé humana. Um só batismo, o batismo em Cristo, que nos revestiu de Cristo. Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e que opera tudo em todos.

Essa é a verdadeira Igreja de Deus, onde somente os santos podem participar; aqueles que seus nomes estão arrolados nos céus, escritos no Livro da Vida do Cordeiro: "Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados" Hebreus 12.22-23. Dentre eles estão: Abel, Abraão, Moisés, Josué, Davi, Martin Lutero, Moody e todos os fiéis em Cristo, tanto os que estão nos céus, como os que estão na terra.

Todo o restante é confusão, é iniqüidade; estão sendo instrumento para espalhar, e terão que dar conta diante de Deus: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" Mateus 7.21-23. Amém. 

Retornar