Dia 06 de março

 

 

"...vão eles mesmo, e colham palha para si".

Êxodo 5.7.

 

O texto que iniciamos, ensina que quando a nação de Israel começou a ouvir sobre sua libertação do cativeiro do Egito, logo quis ir ao deserto para sacrificar e adorar ao Senhor. Quando Faraó soube disso, mandou tirar a palha que lhes era dado para fazerem tijolos, e mandou que eles mesmos fossem buscar a palha. Faraó fez isto porque viu que eles tinham tempo para adorar, e queria que esse tempo fosse preenchido com outros afazeres: "Portanto deu ordem Faraó, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo: Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles mesmos, e colham palha para si. E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus. Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas" Êxodo 5.6-9.

É precioso como todo cristão quando é neófito, é novo na fé, tem a revelação clara da sua libertação e da graça de Deus. Neste tempo do primeiro amor, a alegria da comunhão com o Pai e com o Filho é muito intensa. A alegria é notória, tanto é assim, que ele quer falar da sua fé e de sua esperança em Jesus a todos que encontra pela frente. No início da caminhada cristã, nada mais tem valor, só as coisas do Senhor interessam: "Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti" Salmos 73.25.

Os tijolos que os hebreus faziam eram para as construções no Egito. O Egito é uma figura deste mundo, e Faraó é a figura de Satanás, o príncipe deste mundo. Quando ele vê que um filho de Deus está livre e com tempo para adorar, logo vem com as suas artimanhas para os envolver em serviços. Uns com os seus trabalhos e negócios desta vida: "E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição" Lucas 8.14. Outros com envolvimento em trabalhos e ministérios que parecem ser em favor da Igreja de Cristo, mas são dos homens: "E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; a mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade" I Timóteo 1.12-13.

Esses serviços não são obras más, mas são obras mortas. Dessas obras o Espírito vem nos purificar: "Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" Hebreus 9.14. Como no Egito, a palha também representa essas obras mortas no Reino de Deus: "E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um" I Coríntios 3.12-13.

É necessário que o homem tenha o seu próprio sustento: "E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado" I Tessalonicenses 4.11. Mas os que se envolvem demais com o trabalho, o Senhor ensina dizendo: "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem" Salmos 127.2 *(CMTHG). Também é necessário fazer a obra do Senhor diligentemente, mas nunca se sobrecarregar; existe um fardo, mas o do Senhor é leve: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" Mateus 11.29-30.

Lembre-se que sempre que você tiver tempo para adorar o Senhor, Satanás virá com uma tentação para que você se envolva com as coisas vãs. Jesus disse: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" João 10.10. Saiba que ele quer roubar o seu tempo, e fazer você ficar escravo do trabalho e das coisas deste mundo, até mesmo aquelas que parecem ser de Deus.

Caso Satanás já tenha roubado o seu tempo, e você já esteja envolvido (a) com tantas coisas, e não tem tempo para deitar em seus pastos verdejantes, e repousar em suas águas tranqüilas (Salmos 23.1-3), você precisa voltar ao seu Pastor e assentar-se aos seus pés: "E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" Lucas 10.39-42. Amém.

 

*(CMTHG) - Versão - Conforme os melhores textos em Hebraico e Grego

 

Retornar