Dia 06 de setembro

 

 

"A glória dessa última casa será

maior do que a da primeira...".

Ageu 2.9.

 

Deus nesse livro do profeta Ageu, estava falando com o povo de Israel, quando eles tinham retornado a Israel, depois de 70 anos de cativeiro na Babilônia. O povo começou a edificar as suas casas, forrá-las, enquanto que o templo de Deus em Jerusalém estava derrubado. Eles estavam agindo assim, porque pensavam que ainda não era tempo de restaurar o templo. Eles olhavam para as suas posses e não para o que Deus podia lhes proporcionar; então Deus os lembra da glória da primeira casa que Salomão construiu: "Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?" v.3. Daí o Senhor lhes fala ainda: "Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca;  e farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos" Vs. 6-9.

O Senhor não estava se importando com o material que eles iam levantar o templo que fora destruído por Nabucodonozor, mas que eles olhassem pela fé e vissem a Igreja, a Noiva de Cristo que Ele estava preparando. O templo era abalável, mas aquilo que eles consideravam glorioso no primeiro templo, feito de ouro e pedras preciosas, não seria nada diante da glória dessa última casa. Deus nos fala também sobre isto em Hebreus 12.22-28: "Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; a voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez abalarei, não só a terra, senão também o céu. E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade".

Enquanto muitos estão querendo levantar templos suntuosos a Deus, que não chegam nem aos pés do primeiro templo que foi erguido por Salomão, Jesus nos apresenta à Sua Igreja, a qual é muito mais gloriosa para Ele do que tudo o que o homem possa fazer. A glória dessa Sua Casa, a qual somos nós, é muito maior do que qualquer uma feita em todos os tempos pelo homem. Esta Casa não pode ser abalada: "E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim" Hebreus 3.5-6.

Mas você poderá dizer: - Para mim é claro que não devemos levantar templos feitos por mãos humanas. Diante disto, temos para nós também uma exortação da parte de Deus: "Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos" Ageu 1.4-5. Para muitos irmãos é claro que não devemos erguer templos, mas estão erguendo e forrando as suas próprias casas, enquanto a verdadeira casa de Deus, a gloriosa casa de Deus está deserta. Preocupam-se muito mais em colocar pisos de mármores e tornar a casa confortável para si mesmo, do que o cuidado com o ministério do Senhor na proclamação da Sua Palavra, com os pobres, com as necessidades dos santos, com as viúvas, e com os órfãos que é a verdadeira religião: "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo" Tiago 1.27.

Podemos ter as coisas que nos são necessárias e justas. O Senhor nos dá para dela gozarmos, mas não podemos nos esquecer daquelas que são primordiais no Reino de Deus: "Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda" Provérbios 11.24. Consideremos os nossos caminhos. Amém.

Retornar