Dia 07 de abril

 

 

Sermão do Monte - Parte XXI

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

 

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" Mateus 6.33-34.

Esses textos são uma continuação dos versos que colocamos na meditação anterior, mas que gostaríamos de meditar em separado. Vimos anteriormente que a ansiedade e a inquietação quanto às coisas desta vida, não devem estar no pensamento dos filhos de Deus. O Senhor é um Deus fiel que não nos deixa, nem nunca nos desampara: "Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas" Salmos 34.17-19.

Depois de nos fazer descansar nas promessas de Deus, Jesus nos ensina a buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, porque as demais coisas nos serão acrescentadas. Onde está a justiça de Deus? Em Cristo crucificado: "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" II Coríntios 5.14 e 21.

Uma vez que a justiça de Deus está em Cristo crucificado, precisamos buscá-la para que seja imputada a nós: "Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão" Salmos 34.6. Buscá-la e crer nesta justiça: "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença" Romanos 3.21-22.

Uma vez que cremos nesta justiça de Deus em Cristo crucificado, onde está o Reino de Deus para o buscarmos? Dentro de nós: "Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós" Lucas 17.20-21 *CMTHG. O que é o Reino de Deus? É Cristo vivendo e reinando em nós: "e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém"  Apocalipse 1.5-6 *CMTHG.

Isto é o que devemos buscar disse Jesus, e não as coisas desta vida: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" Colossenses 3.1-3.

Essas "coisas" a que se refere Jesus, também é um dom de Deus, mas somente para o tempo que estivermos neste mundo: "Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão... E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus. Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração" Eclesiastes 5.15 e 19-20.

Depois Ele ainda nos diz: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal". A preocupação como vimos anteriormente é inerente ao pecador, por causa da separação de Deus e de sua incredulidade. Preocupar-se é a junção das palavras pré, que quer dizer antecipadamente, e da palavra ocupar-se, que é dedicar-se a algo; portanto, preocupar-se é estar se antecipando e dedicando a algo antes que ela aconteça. Isto nada mais é do que presunção.

A presunção é uma opinião ou um juízo baseado nas aparências, ou em suposições. Precisamos crer e não vivermos de presunções. Podemos neste exato momento, nem saber de muitas coisas que estão acontecendo, e até mesmo coisas que já aconteceram quanto mais às coisas que acontecerão amanhã! O dia de amanhã, o próprio Deus já cuidou para nós: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará... Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias" Salmos 23.1 e 6.

Esta é a verdadeira revelação de predestinação e não aquela dos insensatos. Não há predestinação para a perdição ou salvação. O destino de todo pecador já está traçado, que é perecer eternamente. Deus nos predestinou quando criou para nós um novo e vivo caminho: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne" Hebreus 10.19-20.

A nossa predestinação também é em Cristo crucificado: "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" Efésios 1.5. Uma vez em Cristo estamos na predestinação de Deus; fora de Cristo, o nosso destino e não o nosso predestino, é perecer eternamente. A predestinação em Cristo crucificado é a revelação do amor de Deus ao mundo: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3.16.

Ele é o caminho novo que já estava predeterminado para chegarmos a Deus: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14.6. Neste caminho não há como errarmos, nEle estamos predestinados à vida eterna.

Como pudemos ver em Sua Palavra, sem Cristo não há predestinação, mas um destino de perdição eterna: "...sem ele nada do que foi feito se fez" João 1.3. Uma vez em Cristo, todas as coisas já estão predeterminadas para nós e não precisamos nos inquietar com o dia de amanhã: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" Romanos 8.28-29.

Não pense que o dia de amanhã será bom; ele será mau para os que estão em Cristo: "E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições" II Timóteo 3.12; mas para isto o Senhor já nos preparou uma armadura: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes" Efésios 6.11-13. Amém. 

Retornar