Dia 07 de dezembro

 

 

"... e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia".

Zacarias 3.9.

 

Existe uma diferença entre a  iniqüidade e os pecados, que precisamos entender na Palavra de Deus. A iniqüidade é a fonte produtora, e os pecados são os produtos dela. A iniqüidade é a natureza do pecador, e os pecados são seus frutos: "Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons" Mateus 7.16-18.

Muitos são os textos que fazem esta distinção. Deus nos mostra isso quando diz: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça" Isaías 59.1-2. "Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado" Salmos 51.2. "Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado" Provérbios 16.6.

No texto que iniciamos, Deus nos fala que tiraria a iniqüidade desta terra num só dia. Se olharmos para a terra e entendermos que iniqüidade são pecados, então Deus ainda não realizou esta obra. Iniqüidade não são pecados, mas é a natureza pecadora do homem, a sua fonte produtora de pecados, o velho homem, o corpo do pecado; isso Deus tirou num só dia, no dia em que Cristo foi crucificado: "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" II Coríntios 5.21.

Aleluia! Essa promessa de Deus já está consumada: "E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito" João 19.30. Jesus se tornou o último Adão naquela cruz. Ele foi o último homem pecador a morrer, e fez com que todos morressem nEle; Ele tirou a iniqüidade desta terra num só dia: "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante" I Coríntios 15.45. "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram" II Coríntios 5.14.

Todos os pecadores morreram em Cristo. Não é necessário crermos que morremos com Cristo, isso é um fato consumado. Todos morreram. A morte de Cristo foi para tirar a  iniqüidade de nós e o seu sangue para expiar nossos pecados: "E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado" Isaías 6.7. Na sua morte, a  iniqüidade foi tirada de nós e colocada nEle. Isso Deus nos faz saber: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" Romanos 6.6.

Agora que sabemos que nossa iniqüidade foi tirada, e nossos pecados levados sobre o madeiro, podemos viver para a justiça: "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados" I Pedro 2.24.

A nossa iniqüidade foi tirado num só dia, e agora, a necessidade de todo ser humano, é conhecer o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" João 1.29.

Quem creu que morreu com Cristo a sua iniquidade é tirada, e quando andamos na luz, podemos ter comunhão uns com os outros e sermos purificados de todo pecado: "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" I João 1.7. Amém. 

Retornar