Dia 07 de fevereiro

 

 

"...porque a fé não é de todos".

II Tessalonicenses 3.2.

 

Uma das características principais do homem pecador, é ser auto-suficiente. O homem no pecado acha que pode ter alguma coisa que seja espiritual, sendo que ele está totalmente destituído da glória de Deus, está totalmente desprovido de tudo o que espiritual e que pertence a Deus: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3.23.

O homem pecador, não tem em si mesmo nada do que seja bom, do que seja santo, e que possa fazê-lo buscar a Deus: "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só" Romanos 3.10-12.

No texto que iniciamos, Deus nos ensina que no homem pecador, isto é, no homem mau e perverso, não há fé: "E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos". No homem, como disse Jesus, não há a mínima fé. Ele nos ensina isso, comparando a fé do homem com o menor grão que se tem conhecimento, o grão de mostarda: "Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria" Lucas 17.5-6.

O homem pecador, não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada (João 3.27). A fé é um dom, uma dádiva de Deus: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" Efésios 2.8. Ela só pode ser consumada em nós, pelo Filho de Deus: Jesus, o único que possui a verdadeira fé: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus" Hebreus 12.2.

Podemos fazer uma pergunta que nos faz pensar: - A fé vem primeiro, para depois vir Jesus viver em nós, ou primeiro Cristo passa a viver em nós e com Ele vem a fé? Primeiro Jesus resplandece em nossos corações, daí a fé vem por Ele: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6. A fé só existe em Cristo: "A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo" I Timóteo 1.13-14.

Isso mostra que a fé não é de todos, é apenas daqueles em quem Cristo vive: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20.

A fé não é de todos, é apenas dos eleitos de Deus: "Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos" Tito 1.1-2. Amém.

Retornar