Dia 09 de agosto

 

 

"...não temais, nem vos espanteis diante deles...".

Deuteronômio 31.6.

 

Esse texto das Escrituras foi falado por Moisés quando estava nomeando Josué para ser seu sucessor: "Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará". Esforçar-se e estar animado, nada temer e ser ousado diante dos inimigos no Reino de Deus, não é atitude da personalidade de alguém que é forte e capaz. Já ouvimos algumas vezes pessoas dizerem que Deus não usa pessoas fracas, e que não sejam capazes e ousadas.

Isto não é verdade. O homem que se sente forte, capaz, valoroso, ousado, está buscando a atenção para si mesmo: "E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação" Lucas 16.15.

A ousadia, a fé, a força, e o ânimo no Reino de Deus, não é fruto da capacidade humana, mas da graça de um Deus poderoso que usa seus vasos de barro para a Sua própria Glória: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós" II Coríntios 4.7. "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele" I Coríntios 1.27-29.

Quando Moisés falou isto a Josué, ele disse para que ele não temesse, nem se espantasse diante dos inimigos, porque Deus seria com ele; Deus não o deixaria, nem o desampararia. Nós também não podemos olhar para a nossa fraqueza e incapacidade diante do inimigo, muito menos nos achar capazes de tal façanha, mas crer que maior é o que está em nós, do que aquele que está no mundo: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" Filipenses 4.13.

A partir dessa revelação de Deus a nós, querermos ser ousados e capazes por nós mesmos é a queda, mas também sermos tímidos e termos medo diante do inimigo é incredulidade naquele que venceu e já nos deu também a vitória: "Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" I Coríntios 15.57.

Não temais, nem vos espanteis diante dos inimigos, porque Deus é contigo. Ele não te deixará nem te desamparará: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum" Lucas 10.19. "Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco." II Crônicas 20 : 17. Amém.

Retornar