Dia 09 de janeiro

 

 

"Honrado seja entre todos o matrimônio

e o leito sem mácula...".

Hebreus 13.4.

 

Estamos vivendo tempos angustiosos como diz a Palavra de Deus, onde os homens são amantes de si mesmos. O casamento e a constituição de uma família tem sido motivo de desprezo, quanto mais o leito sem mácula. A santidade é motivo de riso para quem defende a devassidão, mas não entre os filhos de Deus.

Para nós cristãos, o matrimônio deve ser honrado, como também o leito sem mácula. Somos colocados pelo Senhor como luminares neste mundo, para resplandecer no meio de uma geração corrupta e perversa (Filipenses 2.15). Aos adúlteros e aos devassos Deus os julgará: "Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar. Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam" Provérbios 4.14-19.

Por outro lado, entre os filhos de Deus que ainda são solteiros, encontramos muito mais eles se ocupando com o casamento do que com uma família; com o relacionamento íntimo e não com a constituição familiar. É fato que não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas todo aquele que é nascido de Deus tem também promessas de Deus para que a família O glorifique. Deus é que instituiu a família, e Ele pode perfeitamente nos dar filhos para serem Sua herança: "Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão" Salmos 127.3. Podemos perfeitamente constituir uma família por revelação e promessa, e não conforme aqueles que não conhecem a Deus:  pela carne: "Certamente tornarei a ti no ano vindouro e Sara tua mulher terá um filho" Gênesis 18.10.

É fato que a família não é somente gerar filhos, mas envolve tudo. O propósito primário da família para Deus, não está no campo material, mas no espiritual: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas" Mateus 6.33. A família é a garantia de Deus para a proclamação da Sua Graça por todos os séculos.

Temos na Palavra de Deus, testemunho de uma família bem instruída e outra mal instruída. A primeira é a de Timóteo: "Trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti... e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" II Timóteo 1.5; 3.15. A segunda é a do profeta Eli: "Ora, os filhos de Eli eram homens ímpios; não conheciam ao Senhor. Porque já lhe fiz saber que hei de julgar a sua casa para sempre, por causa da iniqüidade de que ele bem sabia... " I Samuel 2.12, 3.13.

A família, por ser uma instituição divina, começa a ser constituída por Deus antes que o casal se conheça; por isso, a escolha do marido e da esposa é uma determinação divina e não uma escolha pessoal e carnal: "Casa e riquezas são herdadas dos pais, mas a mulher prudente vem do Senhor" Provérbios 19.14. Este exemplo é encontrado na primeira família constituída por Deus nesta terra, onde o esposo e a esposa foram criados e unidos pelo Senhor: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea" Gênesis 2.18. Primeiro encontramos a expressão onde Deus não acha bom que o homem esteja só. Isto nos mostra claramente que quem criou a família foi Deus. Em seguida, encontramos a palavra "idônea", que consiste em toda a qualidade do casal e conseqüentemente da família.

O versículo de Gênesis 2.18, nos traz em primeiro lugar, a revelação de que uma família é uma instituição que saiu do coração de Deus, portanto, ela é divina. Deus é a origem de toda bem-aventurança, e o casamento é uma bem-aventurança, é um favor do Senhor: "Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor" Provérbios 18.22.

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável; ela nos mostra que estar só não é bom somente aos nossos olhos, mas principalmente aos olhos de Deus. Tudo que Deus tinha feito, Ele tinha achado muito bom, mas a única coisa que Ele não achou bom, é que o homem estivesse só. Não é bom o homem estar só, é Deus quem diz, portanto, o casamento não é um problema, mas uma bênção; é um problema para o mundo, por causa da dureza de seus corações: "Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim" Mateus 19.7-8.

Deus é quem realiza o casamento entre duas pessoas. Ele também é quem constitui uma família dando filhos (Salmos 127.3). A família humana é a figura da Igreja e da obra de Deus para toda a eternidade: "E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias" Oséias 2.19, por isso ela é indissolúvel. Somente a morte pode separar um casal. Por isso, o matrimônio é para ser honrado pelos filhos de Deus.

Somente os filhos de Deus poderão neste tempo de devassidão, fazer do matrimônio, do leito, e da família um instrumento de honra e de louvor para Deus: "A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz. A esse povo que formei para mim; para que publicasse o meu louvor" Isaías 43.7 e 21. Amém.

Retornar