Dia 11 de agosto

 

 

"...façamos o homem...".

Gênesis 1.26.

 

A teologia ensina que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança e que o homem perdeu essa imagem e semelhança na queda de Adão, mas não é assim que Deus nos ensina em sua Palavra. Em I Coríntios 15.46, está escrito que não é primeiro o espiritual, senão o natural, e no verso 45, que o primeiro homem foi feito alma vivente, o segundo homem é espírito vivificante. O primeiro homem é Adão e o segundo é Jesus Cristo.

Por que Jesus Cristo é o segundo? É simples; quando Deus disse: "façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança", Ele não falava de uma obra definitiva, mas de uma obra a qual Ele iria iniciar em Adão e completá-la no último dia em Cristo: "Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte" I Coríntios 15.23-26.

Essa Palavra de Deus: "façamos",  ainda está em processo, mas um dia ela estará consumada: "Porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, consumando-a e abreviando-a" Romanos 9.28. Ela se iniciou em Adão, trazendo o que é natural, depois continuou em Jesus naquela cruz, fazendo morrer o nosso velho homem (Romanos 6.6), e nos gerando de novo pela ressurreição de Jesus dentre os mortos (I Pedro 1.3). Agora, os que crêem, são feitura sua, criados em Cristo Jesus para os boas obras (Efésios 2.10): "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" Romanos 8.29.

Pela fé, como novas criaturas, aguardamos a redenção do nosso corpo, a aniquilação da morte, mas já podemos dizer: "E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo" I Coríntios 15.54-57. Amém.

Retornar