Dia 11 de janeiro

 

 

"...nenhuma profecia da Escritura é

de particular interpretação".

II Pedro 1.20.

 

Todo ensino que não vem do Espírito Santo é uma interpretação das Escrituras. Somente o Espírito Santo, que é o Parácleto, o Ensinador, pode nos fazer conhecer as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus. Quando alguém ensina, ele também não pode emitir sua opinião sobre o assunto, mas dizer o que aprendeu do Espírito: "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais" I Coríntios 2.12-13.

O único que tem autoridade da parte de Deus de nos ensinar todas as coisas é o Espírito de Deus. Somos fiéis quando ensinamos o que ouvimos do Espírito, tendo o cuidado para não ir além dele, para não sermos achados mentirosos: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" João 14.26. "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo" I João 1.3.

São muitos os que usam das Escrituras para interpretá-la; entre eles estão os:

Legalistas: Os legalistas usam das Escrituras para impor às pessoas a lei de Deus. Todo ensino é com base na lei: "Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o rito de Moisés, não podeis salvar-vos" Atos 15.1.

Moralistas: Os moralistas usam das Escrituras para ensinar exemplos de vida. Os moralistas não são legalistas, mas todo ensino é dirigido à moral e aos costumes. Estes são os adeptos da filosofia: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" Colossenses 2.8.

Individualistas: Os individualistas ensinam que a Bíblia é para ser interpretada individualmente. Não é para ser ensinada, cada um tem que fazer a sua interpretação pessoal, mas esta não é a verdadeira sabedoria: "Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria. O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração" Provérbios 18.1-2.

Modernistas: Os modernistas ensinam que as Escrituras não podem ser interpretada no sentido literal, mas que deve ser examinada à luz da ciência: "Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, a qual, professando-a alguns, se desviaram da fé..." I Timóteo 6.20-21.

Proselitistas: Os proselitistas usam as Escrituras para estabelecer a principal doutrina da sua denominação. Todo ensino está baseado na interpretação que se faz em conformidade com aquela doutrina. Exemplos:  Ensino do sábado, do nome de Deus, da forma de reuniões, de batismos e etc...: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós" Mateus 23.15.

Literalistas: Os literalistas ensinam que as Escrituras devem ser seguidas exatamente como está escrita, ponto por ponto. Esses não ensinam somente as leis, ou a moral, mas que se deve fazer tudo como está escrito, inclusive rituais, festas e etc...: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo" Colossenses 2.16-17.

São muitas as formas de interpretação das Escrituras, mas todos os que são filhos de Deus, são guiados pelo Espírito de Deus, e não por homens ou doutrinas. Portanto, devemos atentar com mais diligência para as coisas que temos ouvido e aprendido do Espírito Santo, tais como: "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Por preço fostes comprados; não vos façais escravos de homens. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis" Gálatas 5.1; I Coríntios 7.23 e I João 2.27. Amém.

 

Retornar