Dia 12 de abril

 

 

Sermão do Monte - Parte XXVI

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

 

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" Mateus 7.13-14.

Jesus até aqui estava ensinando os seus discípulo a Palavra de Deus, mas a partir desse texto Ele começou a ensinar que toda a suficiência para o obediência do seu ensino está nEle. Caso você se lembre, já vínhamos lembrando disto em várias de nossas meditações, que a suficiência para a obediência da Palavra de Deus não está em nós, não está no homem, mas está na Pessoa de Cristo: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" João 5.5.

Jamais o Senhor colocaria essa responsabilidade sobre o homem, porque Ele bem sabe o que é a natureza humana: "Mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana" João 2.24-25. *ERA.

Depois de ensinar os seus discípulos, Ele passou a mostrar que esta obediência está no conhecimento dEle e não na capacidade do homem. Era preciso primeiro entrar pela porta estreita: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" João 10.9. Depois andar pelo caminho estreito. Ele também é o caminho estreito que leva à vida: "Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14.5-6.

Ensinar aos homens a Palavra de Deus e exigir que eles obedeçam sem o conhecimento de Cristo é ensino para se tornar ladrão. Se alguém tentar entrar por outro lugar que não seja a porta, esse é ladrão e salteador: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador" João 10.1.

Tentar edificar a vida de alguém, calcada na natureza humana e não na pedra angular, é destinar os homens à perdição: "Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados" I Pedro 2.6-8.

Olhando para o sermão do monte desde o princípio, parece que Jesus exige de nós uma justiça e uma santidade que o homem não pode produzir. Os hipócritas dirão: - Nós temos feito: "E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces" Lucas 22.33-34. Se tomarmos essa posição, o Senhor lançará em rosto a nossa incredulidade: "...e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração..." Marcos 16.14. "E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!" Lucas 24.25.

Não é isso que o Senhor nos ensina no sermão do monte. Primeiro Ele nos ensina a maneira como devemos andar, depois Ele nos mostra onde está a porta para encontrarmos salvação para essa natureza perversa que nascemos com ela, e que é desobediente a Sua Palavra: "Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR. Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão. Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação. A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina" Salmos 118.19-22.

Ele também é o caminho santo para perseverarmos até o fim: "E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para os remidos. Os caminhantes, até mesmo os loucos, nele não errarão" Isaías 35.8. *CMTHG.

Se alguém não entrar por esta porta não poderá ser salvo. Será considerado pelo Senhor um ladrão e salteador. Jesus é a porta das ovelhas. Jesus também é o caminho. Ele é a Pessoa que devemos andar em nossa vida cristã. Agora existe um outro caminho, largo e espaçoso que está conduzindo muitos à perdição, como também várias portas que estão sendo abertas. Este é o caminho da religião, do esforço humano para se religar e agradar a Deus. Essa porta e esse caminho largo nunca nos levarão para o Senhor, mas para a perdição. Por isso é que Jesus disse que muitos entrarão por ela, porque há uma só porta e um só caminho que conduz à vida.

Por isso, quem quiser viver uma vida cristã, ou ficará decepcionado, ou se tornará um hipócrita. Ninguém pode viver uma vida cristã. Para que alguém conheça o que é uma vida cristã, é necessário primeiro morrer. A vida cristã verdadeira é Cristo vivendo em nós, e não o homem querendo viver a vida de Cristo.

Já ouvi muito esta expressão, mas ela é falsa. Se sou eu quem precisa viver a vida cristã, então não é Cristo quem vive. A verdadeira vida de fé de um cristão é: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20. Amém.

 

*ERA - Versão: Edição Revista e Atializada.

*CMTHG - Versão Conforme os melhores textos em Hebraico e Grego.

Retornar