Dia 13 de janeiro

 

 

"...e como os que não têm olhos

andamos apalpando...".

Isaías 59.10.

 

O homem no pecado cuida somente do que é aparente. Denominam de deficientes físicos, aqueles que não podem enxergar ou ouvir. Para não dizer que são deficientes, dizem que são pessoas com necessidades especiais, sendo que a maior necessidade do homem, não são as coisas temporais, mas as eternas; não são as físicas, mas as espirituais. Das necessidades espirituais, o homem pecador é totalmente deficiente: "Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo" Isaías 1.6.

O homem natural é totalmente desprovido de olhos e ouvidos espirituais. Como na morte existe a falência de todos os órgãos, na morte em Adão, todos os homens perderam a audição e a visão das coisas espirituais: "Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão. Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos" Isaías 59.9-10.

Além de mortos em delitos e pecados, cegos e surdos, o homem no pecado está debaixo do poder das trevas, onde as suas vontades estão presas: "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" Hebreus 2.14-15. "Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos" II Timóteo 2.25-26.

Jesus veio para nos libertar dessa prisão eterna; dessa cegueira e surdes espiritual: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor" Lucas 4.18-19.

A pregação do evangelho tem hoje como efeito, livrar os homens dessa verdadeira deficiência espiritual: olhos para ver e ouvidos para ouvir a Deus; e isso só pode vir do Senhor: "O ouvido que ouve, e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos" Provérbios 20.12. A Palavra da cruz é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (I Coríntios 1.18).

Jesus Cristo, que é o evangelho de Deus, a boa notícia aos homens a quem Ele quer bem, pela sua obra naquela cruz, livrou o homem da cegueira, da surdes e do poder de Satanás: "Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim" Atos 26.18.

A maior deficiência do homem está no seu interior. O homem pecador é cego e surdo, porque tem um coração de pedra; este coração tem que ser trocado por Deus: "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz" Deuteronômio 10.16. "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" Salmos 51.10.

Essa circuncisão foi feita por Jesus naquela cruz: "E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo" Colossenses 2.10-15.

Qual é a sua situação diante de Deus. A sua alegria é porque você está com saúde, tem um corpo perfeito e não tem nenhuma deficiência física? Cuidado, pois a sua maior deficiência pode não estar visível. Se você não conhece a Deus, não ouve a sua voz, e não compreende as suas coisas, você pode estar com o espírito entorpecido de todo pecador: "Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje" Romanos 10.8.

Só Jesus pode nos despertar desse sono: "Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá" Efésios 5.14, porque Ele é a luz dos homens: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" João 1.4, a luz do mundo: "Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue, de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida" João 8.12. Amém.

Retornar