Dia 15 de dezembro

 

 

"E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado

 pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus".

Colossenses 2.19.

 

A Igreja do Senhor é um corpo. Jesus também é um membro desse corpo; Ele é a cabeça do corpo da Igreja. Ele poderia ser um outro membro, mas aprouve ao Pai que Ele fosse a cabeça, para que em tudo Ele tenha a preeminência: "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse" Colossenses 1.18-19.

Ele é a cabeça, nós individualmente somos membros do seu corpo, e membros uns dos outros: "Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros" Romanos 12.5. A cabeça controla todo o corpo, mas ela jamais diz que não precisa do corpo: "Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós" I Coríntios 12.20-21.

Esse corpo não poderia estar unido, isto é: a cabeça com os seus membros, se não fossem as juntas e ligaduras. Quem é a cabeça e os membros nós sabemos, mas o que são as juntas e ligaduras que foram providas para organizar o corpo? O que nos une ao Senhor e aos irmãos? As principais são: a fé, a esperança e o amor, mas a maior delas é o amor (I Coríntios 13.13).

Primeiramente o que nos junta e nos liga ao Senhor e aos demais membros do corpo de Cristo é a fé. Não há várias maneiras de crermos, mas uma só: "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só SENHOR, uma só fé..." Efésios 4.4-5. Quando temos a fé do Filho de Deus (Hebreus 12.2), temos uma mesma certeza, um mesmo pensamento e um mesmo parecer (I Coríntios 1.10). Quem manifesta esse dom, e a unidade do corpo é o Espírito: "Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz." Efésios 4.3.

Outra coisa que nos liga e nos une é a esperança. Em esperança fomos salvos, em esperança vivemos e em esperança aguardamos todas as coisas. Todos os que crêem tem uma só fé, e uma mesma bem-aventurada esperança: "Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo" Tito 2.13. A esperança também é uma virtude do Espírito Santo (Romanos 15.13).

O amor é outra coisa que nos liga e nos une. O amor do Senhor por nós, o nosso amor pelo Senhor e o amor uns pelos outros. Este amor também é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo: "E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" Romanos 5.5. O que é nascido de Deus ama a Deus e também ao que dEle é nascido: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido" I João 5.1.

O Senhor proveu e organizou o seu corpo através dessas juntas e ligaduras. Somente por elas podemos estar ligados e unidos, por isso, devemos ter cuidado contra aqueles e contra as coisas que causam divisões e contendas entre os irmãos: "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles" Romanos 16.17.

Temos que nos desviar desses e dessas coisas. Condenar as obras infrutuosas das trevas, e seguir a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor (II Timóteo 2.22). Devemos é imitar o procedimento daqueles que promovem a paz: "Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam" Filipenses 3.17.

O que te une ao Senhor e aos irmãos? Um corpo sem essas juntas e ligaduras jamais poderão estar unidos. Amém.

Retornar