Dia 16 de setembro

 

 

"Tende motivo de grande gozo...".

Tiago 1.2.

 

O Senhor nos ensina nesse texto das Escrituras, que no tempo das provações, ou das tribulações como trazem algumas versões, é um tempo de motivação; e toda motivação trás grande gozo. Como estar motivado no tempo de tribulação se isso nos traz tristeza, inquietação, ou angústia? No tempo da tribulação, caímos em lágrimas perante o Senhor para nos abençoar, e nos livrar, e não há motivação em nada disso. Sempre que entrava em tribulação, clamava a Deus para me livrar, pensava que a benção estava no livramento, mas não está. O livramento da tribulação é o nosso prejuízo, e gozar o que ela proporciona é a benção: "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias provações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência" Tiago 1.2-3.

O motivo pelo qual pedimos a Deus o livramento é falta de sabedoria. Se não entendemos quando passamos por essas tribulações, ou provações, é preciso pedir a Deus que nos dê sabedoria e não livramento. Sabedoria porque faz parte da vida cristã sermos aperfeiçoados por Deus, e são as provações que nos aperfeiçoam: "Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada" Tiago 1.4-5.

Todo ensino parte a princípio da doutrina, e é assim que Deus faz conosco. O ensino vem pela Palavra profetizada: "Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação" I Coríntios 14.3, depois de ensinados, precisamos passar pela prova prática: "O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o SENHOR é quem prova os corações" Provérbios 17.3. Deus assim prova o justo e o ímpio, porém o ímpio é sempre reprovado: "O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma" Salmos 11.5.

Ao contrário do ímpio, o justo depois de aprovado receberá uma recompensa eterna: "Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam" Tiago 1.12, portanto, a provação é um exercício bendito de Deus, para que depois de termos ouvido a Sua Palavra, ela não seja apenas um ensino teórico, mas passe a ser vida em nós: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" Romanos 5.3-5.

Qual tem sido a sua atitude diante das tribulações que Deus lhe concede? Clamor a Deus para te livrar delas, ou elas tem sido motivo de grande gozo a você? Caso não seja gozo, peça a Deus sabedoria quando estiver passando por várias provações, porque a prova da vossa fé produz a paciência, e a paciência tem a sua obra completa, para que sejais perfeitos e completos, sem falta de coisa alguma: "Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma" Hebreus 10.25-39. "E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá" I Pedro 5.10. Amém.

Retornar