Dia 20 de fevereiro

 

 

"...sois edificados casa espiritual...".

I Pedro 2.5.

 

No texto de Efésios 2, nos versos 19 a 22, nos diz: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito".

Nesses textos de Efésios, que é a carta que nos fala de uma maneira muito clara sobre a Igreja do Senhor, o Espírito nos ensina que a Igreja tem três aspectos: povo ou moradores de uma cidade, família e edifício. A primeira característica é como cidadãos. Somos povo de Deus, porque nascemos de um mesmo lugar, de uma mesma cidade: a Jerusalém celestial: "Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós" Gálatas 4.26. Somos de uma mesma pátria, a celestial (Hebreus 11.16)

Os filhos de Deus é um povo que foi adquirido por Deus, para ser seu próprio povo: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia" I Pedro 2.9-10.

O segundo aspecto é o de família. No velho testamento vemos claramente o aspecto de povo de Deus, mas Jesus nos trouxe a figura da família, nos revelando Deus como o Pai, e nós como irmãos: "...e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus" Mateus 23.8-9.

Vivemos como povo de Deus, mas como família também. Ainda que tenhamos nossa família segundo a carne, nossa verdadeira família são os filhos de Deus: "E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe" Mateus 12.46-50.

O terceiro aspecto é o de edifício. A Igreja de Deus não é feita de tijolos, que é o testemunho de obras humanas (veja a Torre de Babel em Gênesis 11.3), mas de pedras vivas: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo" I Pedro 2.5.

O tijolo é de barro, do pó da terra, da mesma natureza de Adão, a pedra é Cristo. Temos a mesma natureza de Cristo que é figurado nas Escrituras como uma pedra: "E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa" I Pedro 2.4.

Nós cremos que somos povo de Deus. Somos um povo de sacerdotes reais que anunciam as suas grandezas. Temos aprendido a viver como família de Deus. A estarmos juntos, termos as coisas em comum (Atos 2.44-47); os mais velhos cuidando dos mais novos e etc... Agora é necessário sermos edificados como casa espiritual.

Uma casa onde Jesus e o Pai são adorados, glorificados e louvados pelos santos. Uma casa onde só são oferecidos sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por intermédio de Jesus Cristo que é a nossa vida. Um lugar onde é espiritual, onde a carne do homem não tem lugar, um lugar onde os sacrifícios são espirituais.

A unidade do Espírito já foi alcançada por Cristo naquela cruz, mas não a união. Não falo de ecumenismo, e muito menos de exclusivismo, mas de comunhão espiritual entre os santos. O Senhor tem um povo, uma família e também deseja um lugar onde Ele veja a Sua Glória (João 17.22). Um edifício de pedras vivas, edificados sobre a pedra angular; um lugar de união entre os seus filhos: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união" Salmos 133.1.

Somos seu povo. Temos aprendido a viver como uma família. O Senhor está preparando este edifício, onde Ele possa ordenar a sua benção, e a vida para sempre; onde Ele seja verdadeiramente glorificado. Amém.

Retornar