Dia 20 de outubro

 

 

 

"... deixando-vos exemplo para que sigais as suas pisadas".

I Pedro 2.21.

 

Jesus disse: "Eu sou o caminho" João 14.6. Jesus é o caminho novo e vivo que nosso Pai inaugurou para que fossemos para Ele (Hebreus 10.20). Para que pudéssemos conhecer o caminho (João 14.4), Ele precisou esvaziar-se a si mesmo, tomar a forma de um homem, e identificar-se conosco naquela cruz: "Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne" Romanos 8.3.

Hoje temos acesso a esta graça pela fé (Romanos 5.2), mas é necessário seguirmos as suas pisadas. A primeira necessidade de qualquer homem é passar pelo batismo do arrependimento, o batismo nas águas. Esta foi a primeira justiça a ser cumprida por Jesus: "Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu" Mateus 3.15.

A partir de seu batismo nas águas, Ele seguiu em obediência até outro batismo, o batismo da morte: "Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!" Lucas 12.50. "... Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado" Marcos 10.39. Este batismo em Cristo é uma nova justiça a ser cumprida em nós. Todo homem ou mulher, mesmo batizado nas águas, precisa conhecer e crer no seu batismo em Cristo: "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?" Romanos 6.3.

Depois de sua morte, após três dias sepultado, Deus o ressuscitou dentre os mortos. Deus o ressuscitou dos mortos e nos ressuscitou juntamente com Ele (Efésios 2.5). Deus nos fez nascer de novo para uma viva esperança: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" I Pedro 1.3. Esta é mais uma justiça a ser cumprida em nós (Romanos 4.25).

Depois num espaço de 40 dias, ensinou os seus discípulos e subiu ao céu onde está assentado a destra da majestade nas alturas (Atos 1.3 e 10). Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai (Filipenses 2.9-10).

Este é o caminho do justo: Cristo. Tivemos nosso arrependimento e o batismo nas águas, agora é necessário que tomemos a nossa cruz e o sigamos. É necessário acrescentar à nossa fé a virtude. Fazer mais firme a nossa vocação e eleição, porque fazendo isto, seguindo as suas pisadas, nunca jamais tropeçaremos, e nos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pedro 1.5 e 10-11).

Quando nos desviarmos para a direita ou para a esquerda, temos a certeza que também haverá uma voz por detrás de nós, fazendo-nos retornar ao caminho. Esta voz nos diz: Este é o caminho (Cristo), andai nEle (Isaías 30.21). Este é o caminho santo. Somente os remidos passarão por ele. Os caminhantes, até mesmo os loucos, nele não errarão (Isaías 35.8). Amém.

Retornar