Dia 21 de dezembro

 

 

"Entrega o teu caminho ao Senhor...".

Salmos 37.5.

 

Como vimos nas meditações anteriores, há muitos ensinos nas Escrituras, que para nós, na maioria das vezes, não passam de palavras. Conhecemos o texto, sabemos até em que capítulo e versículos estão. Não que não reputamos valor a elas, podemos até discorrer sobre o assunto; mas não conhecemos o que elas significam, não é experiência real para nós.

No Salmo 37, há algumas dessas palavras: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele" Salmos 37.3-7. Nas meditações anteriores, vimos as palavras: confiar e deleitar, nessa veremos sobre a palavra entregar.

Quanto mais crescemos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, e na face de Cristo vemos a Glória do Pai, passamos a confiar e ter prazer em Deus; ter prazer no seu ensino, na sua consolação, e também na sua disciplina: "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho" Hebreus 12.6.

Aprendemos do Espírito, desde o princípio da nossa caminhada cristã, que nossos caminhos agora pertencem ao Senhor: "Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá" Provérbios 16.1 e 19.21. "Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos" Jeremias 10.23.

Agora não é mais a nossa vontade que prevalece, mas a vontade de Deus: "Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? E o que ele quiser, isso fará. Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo" Jó 23.13-14. "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade" Isaías 46.9-10.

Como é Deus que nos guia pelo seu Espírito, e nos faz conhecer a Sua Vontade Soberana; como não sabemos o dia de amanhã, temos que entregar esse caminho a Ele. Como disse o Senhor à nação de Israel, não podemos passar adiante da arca (figura de Cristo), porque esse é um caminho que não conhecemos, que nunca passamos: "E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do SENHOR vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e seguireis. Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes" Josué 3.3-4.

Uma coisa é o que aprendemos e outra é o que fazemos. Tenho aprendido de Deus nesses dias, que não somos o que pensamos, concordamos ou queremos ser, mas aquilo que praticamos. Entregar é deixar nas mãos, é verdadeiramente abandonar o que estamos fazendo para que Deus faça. Entregar no sentido espiritual, é ceder para Aquele que pode todas as coisas. É necessário entregar o nosso caminho ao Senhor, porque é Ele que tudo fará. Cristo é o caminho, e esse caminho nós não conhecemos, nunca passamos. É Ele quem nos fará conhecer, é Ele que tudo fará.

Quando é que cedemos a Jesus? Tudo agora, ou somente quando vemos que não tem mais saída, quando só sobrou Ele para recorrer e entregar? O texto do Salmo 37, no verso 5, nos ensina para entregarmos o nosso caminho ao Senhor. O nosso caminho é tudo, e não apenas algumas coisas; apenas aquilo que achamos que não podemos fazer ou entregar para alguém. Lutamos muitas vezes com as coisas, sendo que Deus nos colocou no caminho, em Cristo, que é a nossa vida: "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão" Isaías 35.8.

Entregar é ceder completamente, é render-se inteiramente: "Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela" Lucas 1.37-38.

Entregar é andar, crer e confessar que: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20. Entregar é levar o morrer de Jesus no nosso corpo, para que a vida de Cristo se manifeste em nossa carne mortal. Amém.

Retornar