Dia 21 de fevereiro

 

 

"...Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus,

para que o Filho de Deus seja glorificado por ela".

João 11.4.

 

Nesta passagem sobre a morte e ressurreição de Lázaro, Jesus nos traz ensinamentos muito preciosos. N o capítulo 11 de João, dos versos 1 a 11, são ricos em graça e em verdade. Poderíamos estudar esses capítulos por muitos dias, mas vamos nos ater hoje nos versos, 1 a 4 que diz: "Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela".

Jesus, como vemos no verso dois, sabia da enfermidade de Lázaro, mas nada fez para curá-lo, pois ainda ficou dois dias antes de ir para Betânia, ainda que o amava. Quando partiu, já sabia que Lázaro tinha morrido, mas disse: "Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto" João 11.11-14.

A morte e ressurreição de Lázaro é uma figura da nossa morte e ressurreição em Cristo. Ele predizia através da morte de Lázaro, o que ia fazer por nós naquela cruz. Ele disse: "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" João 11.25-26.

Jesus chamou a morte de Lázaro de enfermidade, porque é assim que Deus se refere em Sua Palavra a obra que realizou por nós naquela cruz, quando nos fez morrer e ressuscitar juntamente com Cristo: "Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele" Oséias 6.1-2. "Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão" Isaías 53.10.

Jesus aqui nos ensina um fato muito precioso, e que devemos dar muita atenção. Esta obra que Ele realizou naquela cruz, e que nos incluiu nela, é para a Glória de Deus, e para que o Filho seja glorificado. Se cremos na nossa morte juntamente com Ele, então não vivemos mais, mas Cristo é quem vive em nós (Gálatas 2.20). Se Cristo vive em nós, então é a Sua vida, a vida gloriosa da ressurreição é que deve ser manifestada: "Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça"  Romanos 6.13.

Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por nós morreu e ressuscitou (II Coríntios 5.15). Morremos com Cristo, para que Ele seja glorificado em nós. Não é mais para buscarmos e pensarmos nas coisas que são daqui da terra (Colossenses 3.1-2), e sim nas coisas que são do alto; para que em tudo, Cristo seja engrandecido no nosso corpo: "Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte" Filipenses 1.20.

Definitivamente, é necessário que haja uma transformação no espírito do nosso entendimento; para que despojemos do velho, e revistamos do novo, que segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4.22-24). Cristo é a nossa vida, e esta vida é que glorifica ao Pai.

Estamos mortos; está consumado. Agora é Cristo quem vive. Deus o fez enfermar naquela cruz, para que Cristo seja glorificado com a Sua Vida no nosso corpo: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus"  I Coríntios 6.19-20.

Portanto, se você morreu com Cristo, e é Cristo quem vive em você, pare de pensar em si mesmo, de buscar coisas para si, de pedir coisas para si. Ofereça o seu corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Foi para isso que morremos e ressuscitamos juntamente com Cristo, para que Sua Vida gloriosa se manifeste em nós, e Deus seja glorificado: "Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo" II Tessalonicenses 1.12. Amém.

Retornar