Dia 21 de outubro

 

 

"Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual

seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade".

Efésios 3.18.

 

Andar só, ou se limitar a certo grupo restrito no relacionamento da vida cristã é um perigo, e acarretará num grande prejuízo. Aquele que vive isolado busca os seus próprios interesses e se insurge contra a verdadeira sabedoria (Provérbios 18.1). A verdadeira sabedoria não nos ensina isto, mas nos ensina a vida do Corpo de Cristo. Jesus era o Filho unigênito, mas hoje é o primogênito entre muitos irmãos. Ele hoje é um membro, é a cabeça do Seu Corpo: "E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos" Efésios 1.22-23.

Cada um de nós recebeu uma medida do dom de Cristo. O Espírito não nos foi dado por medida, mas a fé e o dom sim; por isso precisamos pensar sobriamente que somos um Corpo: "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros" Romanos 12.3-5.

O perigo de andarmos só é que podemos deixar de pensar moderadamente como um membro, e passarmos a pensar como se fossemos a cabeça. Achamos que o que pensamos é o certo, e que todo o resto está errado. Neste caso não nos sujeitamos ao verdadeiro cabeça nem ao corpo, mas passamos a ser a própria cabeça.

A compreensão perfeita, tanto da largura, como do comprimento, da altura e da profundidade desta obra gloriosa de Deus em Cristo, só pode ser conhecida com todos os santos. É a justa operação de cada parte, cada medida da fé, e do dom de Cristo ministrando a favor do Corpo (Efésios 4.16). Quando restringimos a nossa comunhão com todos os santos, restringimos também a visão.

Compreendemos muito bem o texto que diz: "Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro" Apocalipse 22.18. É claro para nós que não devemos acrescentar nada a Palavra de Deus, mas será que compreendemos claramente o verso seguinte que diz: "e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro" Apocalipse 22.19 *CMTHG.

O que é tirar qualquer coisa da Palavra de Deus? O Espírito aqui fala aos santos, aos que tem parte na árvore da vida. Tirar é quando não compreendemos claramente certo assunto da Palavra e por isto não tocamos nela. Se restringirmos nossa comunhão, ficaremos somente com a medida que temos recebido, e sofreremos um grande prejuízo. A nossa ignorância não eximirá que Deus retire de nós a nossa parte da árvore da vida, e da cidade santa. Que o Senhor nos dê entendimento, e com isto nos traga temor.

O Senhor nos ensina que necessitamos da comunhão de todos os santos. Necessitamos que cada medida do dom de Cristo atue em favor do Corpo. Somente assim podemos ter a compreensão perfeita, e cheguemos à perfeita varonilidade: "A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo" Colossenses 1.28.

Que nossos afetos não estreite a nossa comunhão, e nos traga futuramente um grande prejuízo (II Coríntios 6.11-12). O exclusivismo trouxe um grande mal para a Igreja no século XIX. Ampliemos a nossa comunhão e nossa visão: "Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas" Isaías 54.2. Amém.

Retornar