Dia 22 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XV

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A FIDELIDADE DE DEUS

 

Quanto mais contemplamos a glória de Deus na face de Cristo, mais maravilhados vamos ficando com a grandeza do nosso Pai, e o quanto estamos longe do Seu conhecimento. O que podemos conhecer, ainda é em parte. A grandeza de Deus tem como finalidade quebrar o orgulho humano, a soberba, a vanglória, e mostrar a nossa real situação: pó. Isto nos é muito necessário, porque Deus resiste ao soberbo, e dá graça ao humilde (Tiago 4.6). Pode estar certo disto, se somos altivo é porque não conhecemos a Deus. O conhecimento de Deus traz humilhação, nos quebranta, e isto podemos constatar apenas com uma pequena parcela de conhecimento do que Deus é.

Cada um dos seus atributos nos revela um Deus grandioso. Não é diferente quando contemplamos a Sua Fidelidade. Que atributo precioso é para nós a Sua Fidelidade. Talvez seja difícil entendermos nos nossos dias o que significa fidelidade, pois não encontramos mais os contratos feitos apenas por palavras, no fio de bigode. Ser fiel é cumprir sem arrependimento aquilo que alguém se obriga pelas suas promessas. Fiel é aquele que não pode mentir, e que cada palavra dada, permanece firme e permanecerá até o fim: "Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos" Deuteronômio 7.9.

Os homens são infiéis nos contratos (Romanos 1.31), mas Deus é Fiel. Sua Fidelidade juntamente com sua Imutabilidade, traz para nós a maior garantia para uma vida segura e perseverante. Num grande navio, é a âncora que o mantêm firme, atracado. Em nossa vida cristã, a garantia desta estabilidade, firmeza e perseverança é a Fidelidade de Deus. Deus é fiel, e nenhuma de suas promessas cairá por terra: "Assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento; para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu" Hebreus 6.17-19.

Deus é perfeito em todo o seu Ser, e a Fidelidade de Deus faz parte dessa sua divindade. A Fidelidade de Deus faz com que cada promessa que Ele tenha feito seja cumprida totalmente, uma por uma. Ele mesmo e mais ninguém é que cuida para que elas se cumpram. Jesus nos falou desta Fidelidade de Deus quanto às suas promessas quando disse: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão" Mateus 24.35. Deus também disse por Jeremias que esta Sua Fidelidade seria conhecida em todas as gerações: "As suas misericórdias não tem fim. Novas são a cada manhã; grande é a sua fidelidade" Lamentações 3.23.

O apóstolo Paulo nos falou também desta Fidelidade de Deus em II Coríntios, capítulo 1, que Deus não é sim e não, mas sim sim, e não não: "Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra a vós não é sim e não. Pois tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por Ele o amém, para a Glória de Deus por nosso intermédio" (versos 18 e 20).

Deus é fiel, portanto, não pode mentir. Se Ele o fizesse, não seria Deus, mas o diabo que é o pai da mentira: "Deus não é homem para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá" Números 23.19. A sua saída como a alva é certa (Oséias 6.3), porque Ele mesmo vela pela Sua Palavra para cumpri-la (Jeremias 1.12). Se formos infiéis, Ele permanece fiel, caso contrário, Ele estaria negando a si mesmo (II Timóteo 2.13).

Em todos os tempos, aqueles que O conheceram falaram dessa Fidelidade: "Ó Senhor, Deus dos exércitos, quem é forte como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti? Os céus louvarão as tuas maravilhas, ó Senhor, e a tua fidelidade na assembléia dos santos" Salmo 89.9, 5.

Tudo que podemos conhecer de Deus é muito grandioso, e sempre estará longe da compreensão finita da nossa mente humana. Quantas vezes não nos pegamos fazendo promessas aos outros e não cumprindo? Até mesmo um simples: "Eu passo lá depois". A Fidelidade de Deus não o deixa ser leviano a tal ponto de falar alguma coisa e não cumprir. Cada uma de suas justas promessas será cumprida cabalmente. Nenhuma de suas palavras poderá cair por terra, porque Ele é Fiel: "Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu" Josué 21.45.

A Fidelidade de Deus é tão grandiosa, que mesmo uma promessa feita antes que o mundo existisse, continua tendo a mesma validade até o dia de hoje. Se ainda não foi cumprida, o será a seu tempo. Deus fala dessa Sua Fidelidade em Isaías 48 verso 3, quando diz: "Desde a antiguidade anunciei as coisas que haviam de ser; da minha boca é que saíram, e eu as fiz ouvir; de repente a pus por obra, e elas aconteceram".

Que seria de nós se Deus não fosse fiel? Não poderíamos ter esperanças, confiança, e nenhuma certeza do futuro. A Fidelidade de Deus é para nós uma âncora segura e firme. Por ela, podemos reter firme a confissão da nossa esperança: "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque aquele que fez a promessa é fiel" Hebreus 10.23.

É por causa desta Fidelidade que a terra continua dando sementeira e sega, frio e calor, verão e inverno, dia e noite (Gênesis 8.22). É por causa desta Fidelidade de Deus que a terra não foi novamente inundada pelas águas (Gênesis 9.12-16). É também por causa da Fidelidade que o povo de Israel não foi exterminado completamente da face da terra; persiste até o dia de hoje, e será restaurado em breve (Salmo 89.32-33). É por causa desta Fidelidade de Deus que está se cumprindo em nós a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos (II Timóteo 1.9). É por causa da mesma Fidelidade que Jesus tem aguardado, assentado à Sua direita nos céus, o tempo para voltar e assumir o Seu Reino neste mundo (Apocalipse 11.15).

A Fidelidade de Deus é para nós uma grande segurança, e por isso, motivo de louvor e esperança como diz o salmista: "Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó Senhor; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade"  Salmo 89.1. Ele começou a fazer a boa obra e irá completá-la. Fiel é o que nos chama, o qual também o fará (Filipenses 1.6; I Tessalonicenses 5.24). Deus é fiel, e nenhuma de suas Palavras cairá por terra.

Bendito seja o Senhor que nos chamou, não por nossas obras, mas por sua própria glória e virtude. Ele é quem determinou, Ele quem nos chamou, e é Ele quem nos guardará irrepreensíveis até o dia de Cristo: "O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor" I Coríntios 1.8-9. Amém. 

Retornar