Dia 24 de março

 

 

Sermão do Monte - Parte VI

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

 

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno" Mateus 5.28-30.

Esse texto das Escrituras, por falta de entendimento da nossa parte, é motivo de muitas controvérsias. Muitos o desprezam para não serem condenados se olharem para ele. Jesus nunca disse que não podemos olhar para uma mulher, mas atentar, isto é, dirigir sua atenção para cobiçá-la. No sermão do monte Jesus fala sobre os olhos, que vamos ver adiante: "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" Mateus 6.22-23.

O problema de cobiça dos homens não está nas mulheres, nem nos olhos, mas no coração: "Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem... E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem" Marcos 7.15, 20-23.

O pecado não está fora do homem, e muito menos nos seus olhos, mas no coração como disse Jesus. Os fariseus se gloriavam de não cometer o adultério em si, mas cobiçavam as mulheres. Se a nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo algum entraremos no reino dos céus.

Na mesma passagem Jesus nos ensina para arrancar um olho, ou cortar uma mão se eles nos escandalizarem. Conta-se que certo pastor vivia em cobiça com as mulheres de sua igreja. O pecado o dominava de tal forma que ele resolveu pingar ácido nos olhos. Ele achou que ficando cego, seu pecado cessaria. Ele se enganou. Seu pecado avultou mais ainda, pois, agora, ele ficava imaginando e cobiçando aquelas mulheres quando ouvia as suas vozes.

Essa circuncisão, não é o despojar da carne, de um olho ou de uma mão em si, mas a do coração, a circuncisão de Cristo: "No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a saber, a circuncisão de Cristo" Colossenses 2.11. É fazer morrer essas inclinações carnais: "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas cousas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" Colossenses 3.5-6 *RA.

A nossa atitude não é se preocupar em não cobiçar, mas amar. Todo aquele que é nascido de Deus ama (I João 4.7). Todo aquele que está revestido do Senhor Jesus Cristo, não precisa cuidar da carne em suas concupiscências: "Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências" Romanos 13.9-14.

Não estamos com isto querendo dizer que não há mais a carne na nova criatura. Tanto há que o Espírito milita contra ela (Gálatas 5.17). O que estamos dizendo é que todo aquele que é de Cristo, crucificou a carne com as suas paixões e concupiscências: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências" Gálatas 5.22-24.

Não é mais a carne que governa, mas o Espírito. Não somos mais escravos dela, mas servos da justiça. Não estamos mais na carne, mas no Espírito (Romanos 8.9), e o andar no Espírito é que nos livra de suas concupiscências: "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne" Gálatas 5.16. Amém.

 

*RA - Versão: Revista e Atualizada. 

Retornar