Dia 25 de agosto

 

 

"Por que lhes falas por parábolas?".

Mateus 13.10.

 

Nesta passagem das Escrituras, quando Jesus ensinava em uma praia, os discípulos não entenderam porque Ele falava por parábolas. Nosso entendimento nos diz que quando estamos falando a pessoas, devemos ser o mais claro possível, usar inúmeros exemplos, ainda mais quando falamos a pessoas iletradas. Falar em parábolas, em enigmas parece muito estranho, mas Jesus disse: "Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado" Mateus 13.11.

Toda a Palavra de Deus é uma parábola, é como um livro selado: "Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque está selado. Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não sei ler" Isaías 29.11-12. Deus assim o fez para que o homem natural, com a sua própria mente não possa entender as coisas de Deus: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" I Coríntios 2.14.

As coisas do Reino de Deus, como Jesus disse, são mistérios que só podem ser compreendidos pelo Espírito de Deus: "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus" I Coríntios 2.10-12.

Precisamos compreender isto claramente. Sempre que falamos a Sua Palavra e usamos de muita explicação é porque pensamos que ela é recebida pelo entendimento, e pelo consentimento humano, mas isso é um engodo. Se usarmos as nossas habilidades para falar a Palavra, estaremos anulando o próprio poder da Palavra e a obra de revelação que é do Espírito Santo, e nessa empreitada não teremos êxito: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida" João 6.63. Poderemos ter com outras coisas, mas não com a Sua Palavra.

Nós explicamos porque achamos como os discípulos, que a Palavra de Deus é uma parábola, e é. O Espírito dará a quem lhe aprouver a revelação da Sua Palavra, cabe a nós apenas semeá-la: "Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas" Eclesiastes 11.5-6. Amém.

Retornar