Dia 25 de novembro

 

 

"... escolhe, pois, a vida, para que vivas...".

Deuteronômio 30.19.

 

Por vezes, vemos alguns defensores do livre-arbítrio, usando esse texto das Escrituras para patrocinar a sua causa. Interpretam-no como se Deus estivesse dando opções de escolha ao homem para a sua salvação, sendo que aqui, Deus fala de apenas uma necessidade: da vida.

O homem se encontra no pecado e na morte, e necessita de uma só coisa: de Cristo para não perecer eternamente: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" João 3.16-18.

Deus não está em Sua Palavra dando uma opção de escolha ao homem, mas dizendo que se não crermos nEle, já estamos condenado.

 Quando Deus formou o homem, o fez uma alma vivente (Gênesis 2.7). Neste estágio da vida de Adão, a morte e a vida estavam do lado de fora; estavam na árvore da vida e na árvore do conhecimento do bem e do mal: "E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" Gênesis 2.9; 16-17.

O homem desobedeceu a Deus, comendo da árvore do conhecimento do bem e do mal, e trouxe para dentro de si o pecado, e conseqüentemente a morte: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram" Romanos 5.12.

A partir do pecado, Adão e sua mulher trouxeram para dentro de si o pecado e a morte. Eles ficaram separados da vida de Deus, a vida continuou do lado de fora. Para que o homem não tomasse da árvore da vida e morresse eternamente, Deus fechou o caminho para ela: "Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida" Gênesis 3.22-24.

Todo homem que nasceu de mulher ou ainda vai nascer nesse mundo, trará dentro de si o pecado e a morte; nascerá escravo do pecado, sem possibilidades de livrar-se por si só dessa situação: "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8.34-36. O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6.23).

Deus agora nos faz saber disso e não está dando uma opção de escolha ao homem, ou nos dando livre-arbítrio; seria uma insensatez da parte daquele que conhece o que é a natureza humana fazer isto (João 2.25). Primeiro, porque o homem no pecado está debaixo do império da morte, isto é, do diabo; onde suas vontades também estão presas (II Timóteo 2.25).

Deus aqui não está em discussão com o homem, nem oferecendo-nos opções de escolha, mas está fazendo-nos saber que a nossa única opção é a vida. "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada). E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" I João 1.1-2 e 11-12.

Nascemos com a morte dentro de nós e agora só temos uma opção: a vida que está fora de nós, que está em Cristo (I João 5.11-12). Em Adão todos morrem, mas em Cristo todos serão vivificados. Para que tivéssemos vida, Jesus nos atraiu para dentro do seu corpo naquela cruz, e juntamente conosco tomou o nosso pecado e a morte, tirando-a de nós: "eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer" João 12.32-33.

Na sua ressurreição, Deus nos deu vida juntamente com Cristo: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6.

Você crê que Deus lhe deu livre-arbítrio, ou que Ele te deu a vida? Creia no que Ele está te dizendo: Escolhe, pois a vida para que vivas. O caminho para a árvore da vida que estava fechado está novamente aberto: "Eu sou o caminho..." João 14.6.

O que Deus está nos mostrando, é que o pecado e a morte já foram tirados de dentro de nós por Jesus Cristo naquela cruz, e que agora precisamos da vida: "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida..." Deuteronômio 30.19-20.

Isto não é uma opção de escolha. Se você não crer nEle, a sua condenação já foi dada em Adão, e em breve lhe sobrevirá o juízo. Amém.

Retornar