Dia 25 de outubro

 

 

"Pois nele vivemos...".

Atos 17.28.

 

O apóstolo Paulo em sua viagem missionária, quando partiu de Beréia para ir para Corínto, parou em Atenas. Enquanto ele esperava os irmãos Timóteo e Silas, se revoltou com tanta idolatria naquela cidade. Atenas na época era a cidade dos deuses estranhos, das novidades, das filosofias, das teses humanas; e cada um as expunha no Areópago,  um celebre tribunal de Atenas que funcionava numa colina consagrada a Marte. Quando alguns filósofos ouviram Paulo pregar nas praças da cidade, o levaram a este Areópago para expor sua doutrina, e ele disse: "Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto religiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos" Atos 17.22-28.

Essa Palavra é uma exortação para nós também, no que diz respeito à falta de conhecimento do nosso Deus. Quantos não o buscam nos templos, pois acham que Deus está lá? Com a boca louvam e bendizem a Deus, e depois com a mesma boca amaldiçoam os homens criados à sua semelhança (Tiago 3.9-10). Quantas vezes não somos tentados a servir a Deus com as nossas próprias mãos? A fazer obras para lhe agradar, como se necessitasse de alguma coisa, sendo que Ele não é servido por mãos humanas.

Quantas vezes não buscamos os homens para tirar as nossas dúvidas na Palavra; para orar por nós, nos dar conselhos, consolo, e atenção? Se agirmos assim, é porque somos um templo de um Deus desconhecido: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" I Coríntios 6.19.

Se já morremos com Cristo e com Ele vivemos, precisamos crer que entramos na vida eterna, e esta vida eterna não é um conhecimento doutrinário, mas do próprio Deus e de Cristo Jesus: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" João 17.3. "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém" I João 5.20-21.

Precisamos nos guardar dos ídolos, daqueles que damos preferência no lugar do Senhor. Tudo o que necessitamos não está longe de cada um de nós, mas nEle vivemos, nos movemos, e existimos. O Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Deus de toda a Consolação, o Mestre, e o tudo vive em nós.

Não podemos mais continuar a ser o templo do Deus desconhecido: "Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" Oséias 6.1-3. Amém.

Retornar