Dia 26 de junho

 

 

"Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em

toda a palavra e em todo o conhecimento".

I Coríntios 1.5.

 

Todo filho de Deus é rico. Éramos pobres, mas Jesus nos fez ricos no Seu Reino: "Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis" Tiago 2.5 e II Coríntios 8.9. Toda a riqueza do filho de Deus é Cristo, o tesouro que está em nós: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós" II Coríntios 4.7. Em Cristo que é a nossa vida, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento: "... para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" Colossenses 2.2-3.

Todo filho de Deus, que nasceu do Espírito, tem a mente de Cristo e discerne bem tudo: "Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo" I Coríntios 2.16. Discerne tudo pelo Espírito e não tem necessidade de que alguém o faça por ele: "Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido" I Coríntios 2.15. Esta é a unção da parte do santo: "E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo" I João 2.20. Esta unção fica em nós e nos ensina todas as coisas: "E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis" I João 2.27.

Não há nada que nos falte. Tudo nosso Pai já nos deu em Cristo: "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude" II Pedro 1.3. Em Cristo que é a nossa vida, Deus congregou todas as coisas, tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra: "Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra" Efésios 1.9-10.

Se todos os seus filhos sabem disto, por que ainda muitos continuam dependendo de homens, instituições e etc..? Não dependemos, nós é que nos dobramos por causa de um respeito humano ou por interesses. Sempre que estivermos nesta condição, o Espírito cuidará de nos ensinar: "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens" Gálatas 5.1 e I Coríntios 7.23. Cuidado! Toda dominação humana tem um interesse escuso: "Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles" Gálatas 4.17.

Qual o propósito de Deus nos enriquecer tanto em Cristo? Primeiramente para que não tenhamos falta alguma. Depois, toda riqueza no Reino de Deus é para ser repartida, é para ser ministrada: "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos" I Timóteo 4.14-15. A riqueza da Palavra e do conhecimento que está em todo filho de Deus pela Pessoa de Cristo, não é para glória pessoal, nem para ser instrumento de negócio, mas para ser ministrada em favor da sua Igreja; é para a edificação do Corpo de Cristo: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" Efésios 4.11-13 .

Para que isto aconteça, todo o corpo tem que estar bem ajustado. É a justa operação de cada parte, de cada membro, que efetua o crescimento da Igreja, do Seu Corpo: "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" Efésios 4.15-16. Nenhum filho de Deus, membro do corpo de Cristo, deve deixar-se dominar por outros. A única necessidade é reter o Cabeça: Cristo. "Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus" Colossenses 2.18-19.

Para isto é necessária a comunhão dos membros do Corpo de Cristo. Enquanto desprezarmos a Sua Voz, o ensino do Espírito, e ouvirmos ou nos sujeitarmos a homens e às suas instituições, andaremos como meninos inconstantes: "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" Efésios 4.14; ainda se alimentando de leite: "Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." Hebreus 5.13-14. Continua...

Retornar