Dia 27 de julho

 

 

"... e que com poder foi declarado Filho de Deus...".

Romanos 1.4.

 

Sempre ouvimos das pessoas a expressão: - Somos todos filhos de Deus. Esta expressão é inverídica porque o próprio Deus não reconhece isto quando diz: "Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é" Deuteronômio 32.5.

Antes de Jesus Cristo morrer Deus tinha apenas um filho, o Filho Unigênito: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" João 1.14. Jesus era o único Filho de Deus, e Ele tinha que morrer para que nós pudéssemos ser feitos filhos de Deus: "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto" João 12.24. "Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles" Hebreus 2.10.

Deus tinha em seu propósito eterno nos fazer filhos dEle, e esse propósito se cumpriu em Cristo: "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" Romanos 8.29. Este propósito se cumpriu em Cristo e agora nos tornamos filhos pela fé no Seu Nome: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" João 1.12-13.

No texto que iniciamos, Deus em Sua Palavra nos ensina que quando Jesus morreu, Ele perdeu seu Filho Unigênito. Deus por três dias ficou sem filho algum, porque Jesus também se tornou um pecador como nós, não porque pecou, mas porque foi feito pecado por nós: "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" II Coríntios 5.21.

Jesus se tornou o último Adão naquela cruz: "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante" I Coríntios 15.45, mas ao terceiro dia Deus ressuscitou a Jesus e nos ressuscitou juntamente com Ele: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6.

Jesus foi ressuscitado em poder, e declarado Filho de Deus, agora não mais o unigênito, mas o primogênito entre muitos irmãos: "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" Romanos 8.29.

Jesus nasceu de novo pela ressurreição como o Filho primogênito, e nós nascemos de novo em Cristo,  como Ele, filhos de Deus. Filhos porque morremos e ressuscitamos juntamente com Ele. Agora somos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo: "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" Gálatas 3.26; filhos nascidos não da carne, nem do sangue, nem da nossa própria vontade ou livre arbítrio, mas de Deus (João 1.13). Amém

Retornar