Dia 28 de janeiro

 

 

 

"Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens".

João 1.4.

 

Adão e a mulher antes de conhecer o bem e o mal, viviam na simplicidade e na pureza, em total dependência de Deus. Deus tinha provido para eles a árvore da vida, e eles tinham nela toda a suficiência para a vida com Deus, mas desejaram conhecimento e morreram, ficaram separados da vida de Deus.

O Senhor nunca desejou para o homem conhecimento, porque ele traz independência. Havia morte na árvore do conhecimento, mas a vida estava em outra árvore. Deus não se encarregou de esconder a árvore do conhecimento, mas fazer o homem saber que ele certamente morreria.

Eles morreram porque este conhecimento não traz vida, mas morte. O homem sempre desejou conhecimento, porque deseja a glória: "Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória..." João 7.18.

Hoje a exortação de Deus permanece a mesma. Aquele que busca conhecimento: "... certamente morrerás". A vida não está no conhecimento, mas em uma Pessoa: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14.6.

Agora em Cristo, o caminho para a vida foi novamente aberto ao homem: "(Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada)" I João 1.2. Em Cristo está a vida, e é dEle que devemos nos alimentar e não de conhecimento: "Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim" João 6.57.

Adquirir conhecimento e depois tentar fazer o que é bom, o que é certo e evitar o que é errado nos conduzirá para a segunda morte: "Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça" Romanos 4.4-5.

Mas como nossos pais Adão e a mulher se apartaram da simplicidade e da pureza, hoje somos tentamos da mesma maneira: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo" II Coríntios 11.3.

Cuidado, essas duas árvores estavam no mesmo jardim, muito próximas uma da outra, como também está hoje (Cantares 5.1). Próximo à vida está o conhecimento, mas elas são opostas entre si. Uma traz vida e a outra morte: "Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser" Romanos 8.6-7.

Cristo é suficiente para estarmos satisfeitos, e também é suficiente para agradar a Deus eternamente: "Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém" Hebreus 13.20-21.

Retornar