Dia 29 de novembro

 

 

"...e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro...".

Isaías 9.6.

 

Este texto de Isaías, capítulo 9, verso 6, fala da Pessoa de Jesus: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Hoje veremos Jesus como o "Maravilhoso Conselheiro".

Jesus é o "Maravilhoso Conselheiro", porque só Ele conhece verdadeiramente o Pai. Ele estava no princípio com Deus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" João 1.1-3. Jesus é o "Maravilhoso Conselheiro", porque todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento de Deus estão nEle (Colossenses 2.2-3): "Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza" Provérbios 8.12-14.

O conselho de Deus não é uma mera opinião, mas uma Pessoa: Jesus Cristo. O caminho está nEle, e a verdade e a vida também estão nEle, como vimos anteriormente: "Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus" Efésios 4.20-21. O texto nos fala aqui de aprender a Cristo, não aprender sobre Cristo. Aprender sobre Cristo podemos com outras pessoas, com teólogos ou nós mesmos procurando um curso de teologia; mas aprender a Cristo só é possível nEle: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" Mateus 11.28-29.

Jesus é o "Maravilhoso Conselheiro". Ele é o próprio Conselho de Deus em nós: "Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem. Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR" Jó 12.13, Salmos 73.24, Isaías 11.2 .

O Conselho de Deus pode ser Maravilhoso para quem crê, mas é juízo para os perversos. Ouvir conselhos de homens, sem estar no "Maravilhoso Conselheiro", é tomar  juízo sobre si: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR. Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu? Eis que saiu com indignação a tempestade do SENHOR; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. Não se desviará a ira do SENHOR, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente. Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram. Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações" Jeremias 23.16-22.

O Conselho de Deus não é a sua posição sábia quando temos alguma dúvida, mas é o próprio Conselheiro vivendo em nós, e nos guiando: "Mas aquele Consolador (Parácleto, Pedagogo, Ensinador), o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis" João 14.26, Romanos 8.14 e I João 2.20 e 27.

Qual tem sido a sua atitude diante das necessidades e dúvidas? Você tem procurado conselho nos homens? Deus também não te dá um conselho, mas lhe deu o "Maravilhoso Conselheiro", para que você esteja no Seu Conselho. Não peça a Deus conselhos sobre algo que você necessite, mas conheça a Jesus Cristo em você, porque Ele é o "Maravilhoso Conselheiro": "E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá" I Pedro 5.10. Amém.

Retornar