Dia 30 de dezembro

 

 

"Bem-aventurado é o homem

a quem tu repreendes...".

Salmos 94.12.

 

Estamos no penúltimo dia do ano, e o que mais te alegrou nele? As bênçãos, as dádivas, os bens, as curas ou às repreensões, correções e disciplinas do Senhor? Devemos avaliar o que é temporal e o que é eterno. O que tem valor para nós é o que é eterno: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” II Coríntios 4.17-18.

Precisamos avaliar o que verdadeiramente traz crescimento espiritual, e não somente alegria para a alma. Se julgarmos pela nossa alma, é claro que iremos optar pelas bênçãos, pelas dádivas, pelos bens; mas se julgarmos com entendimento espiritual, então estaremos em comunhão com a Palavra de Deus que diz: Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tribulações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” Tiago 1.2-4.

Já vimos anteriormente, em nossa meditação do dia 13 de dezembro, que a sedução das riquezas, os cuidados do mundo e os deleites da vida, sufocam a Palavra e não deixam que demos fruto com perfeição; neste caso, o fruto não chega a amadurecer. Melhor para nós é a correção do Senhor, do que qualquer dádiva que o mundo pode dar: “Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração” Eclesiastes 7.3. Melhor é ser repreendido por Deus, e ser exortado por um irmão, do que ser agradado com interesses ou com hipocrisia de alguém: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos” Provérbios 27.5-6.

Portanto, não devemos nos desanimar quando formos repreendidos por Deus, porque eles são o caminho da vida: “Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida“ Provérbios 3.11 e 6.23.

Ele nos repreende, porque nos toma por filho: “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, e não desmaies quando por ele fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos” Hebreus 12.5-8.

Devemos nos sujeitar ao Senhor, porque Ele nos disciplina, para sermos participantes da sua santidade: “Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade” Hebreus 12.9-10, e não para sermos condenados com o mundo: “Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” I Coríntios 11.32.

A princípio, não temos prazer na correção, mas tristeza; depois é que vem a alegria. A disciplina é a manifestação de um Pai amoroso por seus filhos amados: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” Hebreus 12.11.

Precisamos de entendimento espiritual para avaliarmos aquilo que verdadeiramente tem valor eterno: “Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens... Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?" Lamentações 3.32-33 e 37-38.

Feliz é o homem a quem Deus repreende. Se alguém tem falta de sabedoria para compreender isto, peça a Deus que dá liberalmente e não censura; porque: "Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela. Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz. É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm" Provérbios 3.13-18. Amém.

Retornar