Dia 30 de setembro

 

 

"e os que a muitos ensinam a justiça,

como as estrelas sempre e eternamente".

Daniel 12.3.

 

Muitos usam o texto de João 15, quando Jesus fala da videira, dizendo que aqueles frutos são almas que se ganham para Jesus. Uma coisa que temos que entender claramente, é que ninguém ganha almas para Jesus; Deus é quem deu a Ele: "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido" João 17.6 ; 6.37 e 65.

O fruto da videira de João 15 nada mais é do que o fruto do Espírito: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" Gálatas 5.22. Não podemos ganhar almas para Jesus, o que podemos é participar da colheita de Deus, da sua ceara. Podemos ser cooperadores de Deus, trabalhadores da sua ceara: "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus" I Coríntios 3.9. "Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho". João 4.38.

A ceara é grande como disse Jesus, mas poucos são os ceifeiros (Mateus 9.37). Jesus não nos manda ganhar almas para Ele, mas colher o que ele semeou: "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto" João 12.24. O que recebemos do Senhor é o galardão pelo trabalho de colher: "E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho" João 4.36 e 38.

Isso é o que diz o texto de Daniel que iniciamos. Um dia o Senhor voltará e irá separar a palha do trigo: "Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga" Lucas 3.17. "E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente" Daniel 12.2-3.

Não queira ganhar almas para Jesus, porque Ele já comprou com o seu sangue homens para Deus, de toda a tribo, língua, povo e nação (Apocalipse 5.9). Você quer brilhar como as estrelas sempre e eternamente no firmamento, então fale da justiça de Deus em Cristo. Fale da Palavra da cruz que foi e está sendo o poder de Deus para a sua salvação, e é também o poder de Deus para todo aquele que crê: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado" I Coríntios 1.18 e 2.2. Fale dessa justiça de Deus e deixe o Espírito manifestar o bom perfume de Cristo: "Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?" II Coríntios 2.15-16.

Se serão salvos ou se perderão não sabemos. Para essas coisas não somos idôneos, é obra exclusiva da soberania de Deus; apenas exalemos o bom perfume de Cristo. Ganhar almas cheira mal, cheira glória humana. Ele nos coloca no seu trabalho, para que junto com Ele nos regozijemos: "...para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem". Esse é o perfume de Cristo, o perfume que glorifica a Deus: "Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer". Amém.

Retornar