CONFORME O MODELO

 

"Então Davi deu a Salomão, o seu filho,

o modelo... de tudo o que tinha em mente".

I Cr. 28.11-12

  

Temos aprendido que tanto o tabernáculo como o templo de Israel, é uma figura, uma sombra de Cristo, e da Sua Igreja. Cada detalhe, cada peça prefigurava Cristo. Não somente o tabernáculo e o templo, mas também aqueles que foram chamados para cuidar da edificação, tanto um como o outro também eram uma figura de Cristo.

Moisés como figura de Cristo na construção do tabernáculo, foi fiel em toda a casa de Deus como servo, mas Cristo o é como Filho sobre a sua própria Casa, a qual somos nós (Hb. 3.5-6). Davi também, que preparou tudo para a construção do templo de Israel, também prefigurava Cristo (I Cr. 28).

Moisés e Davi precisaram ser preparados por Deus para revelar a Cristo, o verdadeiro. Por quarenta anos Moisés precisou ser despojado de todo o conhecimento do Egito, e Davi desde a sua tenra idade. Nem Moisés com todo o seu conhecimento, nem Davi com todo o seu zelo podiam construir o tabernáculo ou o templo.

Davi nem mesmo sabia como conduzir a arca, quanto mais construir um templo em cada detalhe: "Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus" I Cr. 13.10.

Como então foi possível a eles serem tão precisos? Porque Deus deu a ambos o modelo, o desenho da Casa, e eles foram fiéis em executá-la: "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis (Ex. 25.8-9). Tudo isto, disse Davi, fez-me entender o SENHOR, por escrito da sua mão, a saber, todas as obras deste modelo (I Cr. 28.19)".

Moisés e Davi sendo uma figura de Cristo nos ensinam que somente Jesus pode cumprir a vontade de Deus, e entregar-lhe de forma perfeita aquilo que foi arquitetado por Deus: o verdadeiro, o celestial, aquele que serviu de modelo para os outros (Heb. 11.10).

Caso Moisés e Davi não tivessem sido fiéis, jamais a glória de Deus desceria sobre o tabernáculo ou o templo. Somente Jesus pode cumprir o propósito do Pai de preparar-lhe um edifício para a Sua morada no Espírito (Ef. 2.21-22).

Somente Jesus - e Ele é o escolhido do Pai - pode edificar, cuidar, alimentar, santificar e ataviar a noiva para o seu noivo. Somente Jesus, pode preparar a cidade para que desça do céu da parte de Deus, tendo a glória de Deus, com o brilho semelhante a uma pedra preciosíssima, como jaspe cristalino (Apoc. 21.1-11).

Na construção do templo, cada função, cada atividade, cada turno, cada ofício, tudo, foi disposto por Davi, assim também Cristo faz em Sua Igreja. Nós apenas devemos cumprir como Salomão, tudo conforme o modelo.

Será que isto tem sido a nossa realidade? Na restauração mostrada por Ezequiel, Deus fala ao filho do homem (Jesus) que mostre a Sua Igreja, para que revele a iniqüidade do modelo que vive a cristandade (Ez. 43.10).

Sobre isto o Senhor nos diz: "Quem comigo não ajunta, espalha". Que alcancemos misericórdia do Senhor para sermos fiéis.

Retornar