CONHECER A DEUS EM CRISTO PELA IGREJA

 

Igreja no sentido bíblico é chamada de Corpo de Cristo, e por isso tem o tesouro do conhecimento do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Cristo é a cabeça, e a igreja como o seu Corpo é a expressão de Cristo na terra.

Sob a ótica de tal realidade, como será que o mundo está vendo a Cristo? 

O melhor termo que expressa à pessoa de Deus é o amor, e encontra-se em I João 4:8: "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor".

Em João capítulo 17, dos versos 20 a 26, Jesus faz a oração pela Igreja e fala desse amor no verso 26: "E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja".

O amor é a expressão da realidade da unidade da Igreja. Como podemos nos dividir, excluindo outros irmãos, e ainda assim nos autodenominarmos de Igreja? "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós" II Coríntios 4.4-7.

O mundo só pode ver o Senhor através do Corpo de Cristo, que é a Igreja, e não através de homens, seitas, e denominações. A revelação é exclusivamente por Cristo e em Cristo: "Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Perguntavam-lhe, pois: Onde está teu pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai. Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço... eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda..." (João 1:18, 4.10, 8.19, 8.28, 8.32, 14.20 e 17.25-26).

Devido à unidade com Cristo, a revelação não é individual ou pertence a alguma seita ou denominação, mas é exclusiva da Igreja: "Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado" Mateus 13:11. 

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória". Colossenses 1:26-27. " Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja" Efésios 5:32. "No qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" Efésios 2:22. "Segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé" Efésios 3:11-12.

A Igreja é a expressão de Cristo, e Cristo é a expressão de Deus na terra = Deus é amor. Cristo é a expressão do amor de Deus, a Igreja é a expressão de Cristo = somos o seu Corpo: "E assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus" Efésios 3:17-19.

O amor, expressão de Cristo (imagem do Pai) é o vínculo da perfeição (plenitude da Igreja): "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;   Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; e estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade... E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor que é o vínculo da perfeição" Colossenses 2.6-10; 3:14.

Cristo o amor de Deus é a nossa. A vida da Igreja expressa Cristo, o amor de Deus, e não um mero sentimentalismo por homens, instituições e organizações humanas.

A saudação mais costumeira entre os irmãos sempre traz uma expressão: paz, paz do Senhor, graça e paz, graça misericórdia e paz, shalon. Sem entendimento, ou com entendimento, estamos dizendo que desejamos a benção da paz na vida dos irmãos aos quais cumprimentamos ou saudamos. A paz num sentido vertical é paz com o Senhor e foi feita através do sacrifício vicário de Cristo, quando Ele derramou o seu sangue a nosso favor como oferta pelos nossos pecados.

Mas, num sentido horizontal é a paz entre os irmãos, de diferentes tribos, povos e nações. A nossa paz é a pessoa de Cristo. Há paz, entre os dois povos (judeus e gentios que somos nós), onde Ele fez um. Ou seja, paz refere-se à unidade, tem haver com sermos um; não estarmos mais divididos, pois em Cristo somos um só corpo, um só pão.

Também somos um com o Senhor, que é um com o Pai, e são um com o Espírito. A paz é verdadeira e plena na unidade, sem unidade não há verdadeira paz. O mundo não nos ama, verdadeiramente nos odeia, pois não somos mais um com eles. Há duas unidades que podemos participar: 1º - Cristo e a Igreja, 2º - o mundo e Satanás. O Senhor nos fala que uma casa não pode subsistir dividida contra si mesma, e essa é a arma de Satanás contra a Igreja, a divisão.

O mundo expressa a sua unidade na divisão, no ódio, na mentira, nos roubos, nas traições, nas agressões, nas infâmias, nas acusações, nas perseguições, em tudo o que há coisas semelhantes a estas eles se unem. A igreja só experimenta e expressa unidade pela fé em amor.  

O Senhor fala desse amor na carta aos Coríntios no capítulo 13, dos versos 1 a 13. A vida em união é o local onde há benção e a vida do Senhor para sempre, conforme o Salmo 133. Não podemos confundir benção e vida com coisas grandiosas, coisas espetaculares, sinais, prodígios, maravilhas, riqueza, prosperidade, ostentação, e etc. Isso é maligno, pois perdemos a verdadeira riqueza e maravilha, que é a vida em amor, na paz (unidade) do Senhor.  

Não sei como será o caminhar para levar esta unidade à Igreja, se serão derrubadas as paredes das denominações ou não. Pelo tamanho das cidades, fica muito difícil um só local de reunião, por isso é fato que deve permanecer a prática de se reunir em locais diferentes, por necessidade, devido às distâncias, mas o que mais importa é que os verdadeiros irmãos quebrem nos corações e entre si as barreiras que impedem ou atrapalham a comunhão, para poderem expressar o amor, ou seja, expressar a vida de Cristo.

Esse é o testemunho glorioso que cada cidade precisa: a vida em união dos irmãos, acima de qualquer diferença, de local de reunião, de formas de manifestação verbal ou de vestimentas, de costumes ou tradições. Ao invés disso um só mover do Espírito, onde o Corpo de Cristo, a Igreja, desde já pode e precisa exercer o seu sacerdócio. Que cada local onde se reúna irmãos se firme em Cristo, não em coisas rudimentares deste mundo, nem em doutrinas, nem em líderes ou manifestações especiais do Espírito, que são preciosas, mas não são o fundamento que é Cristo.

O sacerdócio é da Igreja (sem placas e divisões) e não de homens especiais ou de grupos especiais. Cada um que pensa ser líder, tema. O lugar de líder é do Senhor e não de homens. Somos ovelhas antes de ser qualquer outra coisa. Se formos mais maduros, devemos ficar atrás do rebanho, que segue a voz do pastor, cuidando que nenhum dos pequeninos se desvie e se perca, ou seja, é preciso cuidar e resgatar, não oprimir e dominar para se gloriar numa obra humana, nada espiritual, que expressa coisas terrenas, infinitamente menores que o Senhor e a sua noiva, a Igreja.

Os denominados evangélicos criticam o catolicismo por causa dos sacerdotes, pois colocam homens no lugar de Cristo, mas estão fazendo o mesmo com referência aos líderes e pastores. Essa é uma das maiores barreiras à comunhão do Corpo, pois homens dominam a mente e os corações de muitos irmãos simples, que se submetem a eles. Quando o Senhor perguntou a Pedro se ele o amava, disse-lhe: apascenta as minhas ovelhas. Ele não deu nem mesmo a Pedro a autoridade de dominar e dirigir, mas sim o encargo de dar alimento, compartilhar o próprio Senhor à Igreja.

Esse é o ministério de quem tem sido chamado: servir, dar pasto, e não oprimir e usar do que o rebanho tem de melhor, como é tão normal entre as denominações. Por ganância, por vanglória, homens têm sufocado o ministério sacerdotal da Igreja, com propósitos escusos. O irmão que começa a exercer um sacerdócio, isto é, passa a ver a necessidade dos irmãos de conhecer ao Senhor e se tornarem sacerdotes também, logo é perseguido e jogado para fora da comunhão pelo líder que se sente ameaçado em seu “cargo”.

Quem perde é o Corpo que fica sem crescimento, à custa da manutenção do emprego e status do chamado líder. Clamemos para que o Senhor restaure a comunhão, e na comunhão expresse a unidade que foi feita na cruz (João 12:32), e assim o mundo creia (João 17:21). Se temos o amor do Senhor pelos perdidos, coloquemos de lado as nossas "coisas", e nos apeguemos ao Senhor, deixando a idolatria por denominação, por líderes, por doutrinas, e expressemos o Senhor ao mundo em unidade, num só corpo sob a única direção do Espírito.

Como isso será possível? Aos homens isso é impossível, mas para Deus não há impossíveis!!!

Em Cristo,

José Armindo - Paranavaí-PR 

Retornar