Crescimento espiritual

 

"Até que todos cheguemos..." Efésios 4.12.

 

Apesar de muitos já terem dito, e muitas coisas já estarem escritas sobre o crescimento espiritual, é sempre bom relembrarmos as coisas que nos são ensinadas pelo Espírito, pois, como diz o nosso irmão Paulo, é segurança para nós.

É muito claro nas Escrituras que Deus não quer filhos carnais, criancinhas em Cristo, nem mesmo meninos inconstantes, mas filhos maduros, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef. 4.13).

Paulo quando diz em I Coríntios 3, no verso 1, que não pôde falar a eles como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo, revela-nos claramente do propósito de Deus, que cheguemos a espirituais.

No que diz respeito a nós cristãos, toda a Escritura fala de regeneração, isto é, de novo nascimento, e depois de crescimento e frutificação (Marcos 4.26-29).

João usa também esses estágios da vida cristã, comparando-as com o desenvolvimento e crescimento do ser humano quando diz: "Eu vos escrevi, meninos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" I João 2.13-14.

Para isto o Senhor nos enviou o seu Espírito, o parácleto, o ensinador, porque não olhou somente para a salvação, mas também para o seu Reino. Ele desejou trazer muitos filhos à glória, e isto desde antes da fundação do mundo. Filhos de adoção, filhos maduros por Cristo; reis e sacerdotes (Ef. 1.5).

O grande engano, ou talvez por falta de conhecimento, é que muitos pensam que esta maturidade poderá ser alcançada individualmente, ou que será culminada quando recebermos um corpo glorificado. O que cada um de nós precisa saber, é que vamos para o tribunal de Cristo, com a mesma medita que nos encontrarmos no momento do arrebatamento.

Por exemplo: Se o Senhor voltar hoje, a nossa medida será a mesma que temos hoje. O fogo vai provar a obra de cada um, e se o que temos edificado for um edifício de palha, ou de madeira irá se queimar, e sofreremos um prejuízo eterno (I Cor. 3.13-15).

A nossa vida cristã não será acrescida um milímetro após a redenção do nosso corpo, mas se apresentará com a medida que tivermos. Jesus nos ensina isto claramente na parábola das dez virgens e dos talentos (Mateus 25).

É necessário compreendermos também que ninguém pode crescer individualmente. Este crescimento não é possível individualmente porque necessita da justa operação de cada parte (Ef. 4.16). O homem feito que nos ensinam as Escrituras é Cristo ressurreto, o novo homem. Um Corpo formado por vários membros e bem ajustado, onde o cabeça é Cristo (Col. 2.19).

Para isto o Senhor Jesus, o Pai e o Espírito Santo trabalham: para apresentar todo homem perfeito em Cristo (Col. 1.28). Até que tudo esteja cheio dEle (Ef. 4.10).

Jesus quando voltar não deseja uma esposa criança, nem menina, mas bela, e formosa; uma mulher formada. Enquanto a Igreja não alcançar este estágio, será necessária a edificação: "Temos uma irmã pequena, que ainda não tem seios; que faremos a esta nossa irmã, no dia em que dela se falar? Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata; e, se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro. Eu sou um muro, e os meus seios são como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz" Cântico dos Cânticos 8.8-10.

Retornar