JUNTAMENTE COM ELE E COM TODOS OS SANTOS II

 

"Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado

pelo auxílio de todas as juntas..."

Efésios 4.16.

 

A versão em espanhol de Reina Valera do texto acima pode ser traduzida da seguinte forma: "De quem todo o corpo, bem ajustado e unido entre si por todas as conjunturas que se ajudam mutuamente, segundo a atividade própria de cada membro...".

O crescimento do Corpo em estatura e em número é feito pela ajuda mútua, segundo a atividade própria de cada membro, isto é, a função em que foi colocada no Corpo pelo Senhor, segundo a medida do dom de Cristo.

Uma tradução revista em português do ano de 1611, diz o seguinte: "Proveniente - de dentro - de Quem todo o corpo (sendo bem - ligado entre si - e sendo unido através do suprimento de toda a junta, segundo a efetiva operação de cada parte em sua própria medida) faz o aumento do corpo, para edificação de si mesmo em amor".

A figura do tabernáculo traz muito claramente a maneira que cada tábua tem como sua função no tabernáculo. A tábua de acácia é a figura do homem, e a sua cobertura de ouro representa a divindade. Cada uma tinha 1,5 côvado, o que nos ensina que para ser um número inteiro tinha que estar unida a outra tábua, e elas o eram por encaixes (Lv. 26.15-25).

Sem entrar em pormenores, porque temos irmãos que já nos tem ensinado coisas preciosas, com ricos detalhes sobre o tabernáculo e sobre o templo que figuram a Igreja do Senhor.

Mas há uma peculiaridade nas Escrituras que queremos destacar. O livro de Neemias nos fala da restauração do templo, e em figura a restauração do testemunho do Senhor nos nossos dias.

Vejamos no capítulo 3 nos fala daqueles que foram levantados pelo Senhor para trabalharem na edificação. O verso 2 nos diz: "E junto a ele edificaram os homens de Jericó; também ao seu lado edificou Zacur".

Podemos notar dos versos 2 a 19 do mesmo capítulo 3 de Neemias a mesma expressão: "Ao seu lado reparou...".

Amados irmãos a edificação não é feita individualmente, mas ao lado um do outro. Todos unidos, ligados através do suprimento de toda a junta, segundo a efetiva operação de cada parte, na sua própria medida.

Quando é que vamos perder a idéia que nos foi tão fortemente incutida em nossa mente que a edificação é feita por um, ou por alguns homens especiais? Quando é que vamos ver a importância de que cada membro funcione na medida em que o próprio Senhor opera nele?

Quando é que vamos pensar sobriamente e deixar de ter um mais alto conceito do que convém de alguns, para gozarmos da verdadeira medida da fé que Deus repartiu a cada um? (Rm 12.3).

Estamos vivendo tempos da restauração do testemunho do Senhor, e para que isto seja efetivo, é necessário que tenhamos o mesmo espírito que levantou os irmãos para restaurar o templo: "REPARAR AO SEU LADO". Um restaurando e o outro ao nosso lado. E junto a nós outros restaurando, e tudo isto em amor.

Será que na divisão podemos ser usados para edificar, ou temos que ter a ajuda mútua, a atividade de cada membro, de todos os santos ao nosso lado?

Consideremos os nossos caminhos.   

Retornar