PAULO E EPAFRAS

"Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações,

para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus".

Colossenses 4.12.

 

O livro de Colossenses destacam dois homens em especial: Paulo e Epafras. Ambos eram ministros da Palavra e homens de oração pela igreja: "Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo" Colossenses 1.6-7.

É necessário termos como revelação, que a oração não pode substituir a pregação. Não podemos colocar a oração como a coisa primordial, mas também devemos entender que ela deve acompanhar a pregação. Esses irmãos são um exemplo disto; eles pregavam, ensinavam e oravam pela Igreja.

Primeiramente vemos Paulo, um apóstolo de Jesus Cristo para com as Igrejas em todas as cidades (Colossenses 1.1). Um homem separado por Deus para o aperfeiçoamento dos santos. Ministrando a Palavra e depois orando pela Igreja para que o Senhor lhes desse conhecimento da sua vontade e entendimento espitual: "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus" Colossenses 1.9-10.

A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Romanos 10.17. A pregação é a forma como aprouve a Deus salvar um pecador: "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação" I Coríntios 1.21.

Mas a pregação da Palavra só tem valor se ela se tornar vida em nós. Tudo o que Deus disse não teria valor se aquela Palavra não se fizesse vida: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" João 1.14. Em nós também é o mesmo. Toda Palavra de Deus que a nós é pregada, é para tornar-se vida em nós, frutificar como diz Paulo aos Colossenses.

Primeiramente a Palavra vem para que sejamos cheios do conhecimento da sua vontade, e depois com toda inteligência espiritual, andarmos de maneira digna do Senhor. Paulo então pregava e orava por eles.

Depois vemos Epafras. Um homem que tinha o ministério da Palavra para com os santos em Colossos. Ele tinha o cuidado com os santos, ministrando-lhes a Palavra para que crescessem no conhecimento de Deus.

Epafras ministrava a Palavra e depois combatia pelos santos em orações para que estes permanecessem firmes, perfeitos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus.

Um ministrava a Palavra e orava ao Senhor para que eles fossem cheios do conhecimento da vontade de Deus, e o outro ministrava a Palavra e orava para que os irmãos estivessem firmes na vontade de Deus. Ambos pregavam e depois combatiam, lutavam em suas orações.

Não podemos valorizar uma coisa e desprezar a outra, como também não podemos inverter a ordem das coisas. Que o Senhor nos encontre como fiéis ministros da Palavra, seja ministrando em várias igrejas, ou como um ministro local, mas homens que combatam pelos santos também com orações. Amém.

 

Retornar