RESTAURAÇÃO PESSOAL

 

"O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo...".

Atos 3.21

 

Temos ouvido com intensidade nesses dias sobre a restauração do testemunho do Senhor e de todas as coisas como nos diz o texto acima. Com toda a certeza ela irá se cumprir, pois para isto o céu recebeu o nosso Senhor Jesus, até que se cumpra o que por Deus foi dito pela boca dos santos profetas desde o princípio.

Ela se cumprirá, porque foi Deus quem disse, mas a restauração compreende todas as coisas, até a nossa pessoalmente. Jesus iniciou esta obra na cruz do calvário, onde se tornou o último Adão, crucificando juntamente com Ele o nosso velho homem (Rom. 6.6). Perdoou os nossos pecados pelo seu sangue e nos ressuscitou juntamente com Ele, fazendo-nos nascer de novo para uma viva esperança (Efésios 2.5-6; I Pedro 1.3).

Fazendo um paralelo, podemos notar que a nossa pessoal acompanha a restauração desde o tempo da reforma que iniciou por Martin Lutero até os dias de hoje. Primeiramente a justificação pela fé. Esta obra de restauração, consumada por Cristo naquela cruz começa em nós pela justificação pela fé: "...justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça" Romanos 5.1-2.

Após Lutero vemos João Calvino, o qual fez à Igreja de nosso Senhor retornar novamente a visão teocêntrica e cristocêntrica. É necessário que a nossa visão seja mudada do homem para Deus. É necessário compreendermos que tudo provém de Deus, do nosso Pai celestial. Desde o ouvir e aprender, até a fé para ir a Cristo e nascer de Deus: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim" João 6.44-45.

Depois de João Calvino, a partir de meados do século XIX vemos o clamor da Igreja buscando um avivamento pessoal para uma vida santa. E a igreja foi despertada para a santificação pela fé. A justificação pela fé leva-nos a regeneração e a santificação pela fé a uma transformação, uma renovação pelo Espírito Santo: "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6.11.

No final do século XIX e início do século XX, sem citar nomes, vemos o Espírito do nosso Deus, porque assim é, restaurando o testemunho à Igreja da glorificação pela fé. Revelando que a obra do nosso Senhor além de uma glória pessoal, traz também uma glória coletiva. Fomos justificados, santificados e glorificados em nosso Senhor Jesus Cristo naquela cruz, e agora, de fé em fé, tem nos sido revelada a justiça de Deus através do evangelho.

A justificação pela fé nos traz regeneração, a santificação transformação e a glorificação pela fé nos traz transfiguração: "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" II Coríntios 3.18. Esta é a salvação completa a qual o Senhor realizou naquela cruz, que compreende o nosso espírito, alma e corpo.

A glorificação pela fé culmina a nossa glorificação pessoal com a glorificação coletiva. Cristo em nós é a esperança da glória, mas a glória que nos foi dada é para que sejamos um: " E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um" João 17.22.

Completando assim, para este tempo presente, coletivamente a restauração que tem sido revelada à Igreja: a glorificação pela fé. Sermos robustecidos com poder no homem interior, e que Cristo habite pela fé nos nossos corações, para que possamos compreender com todos os santos qual é a largura, e o comprimento e a altura e a profundidade, até que sejamos cheios, até a inteira plenitude de Deus; ao estado de homem feito, à medida da estatura completa de Cristo (Efésios 3.16-19; 4.13).

Se a restauração do testemunho do Senhor através da Igreja não tem sido uma realidade em nós é necessário revê-la pessoalmente. Talvez teremos que retornar a justificação pela fé, e à partir daí, a nossa visão seja santificada e passe a se tornar teocêntrica e cristocêntrica. Que avancemos em nossa caminhada e que alcancemos pela fé a renovação pelo Espírito Santo, para uma vida verdadeiramente liberta do pecado e feitos servos da justiça; e assim, pela obra consumado do Senhor por nós naquela cruz, podermos servi-lo sem temor, em santidade e justiça todos os dias da nossa vida (Lucas 1.74-75).

A glorificação pela fé, o viver pela fé e em amor crescermos como Igreja, só será possível se a nossa pessoal for uma realidade no que diz respeito à justificação e santificação pela fé.

 

Retornar