ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO BOM PASTOR PELO SALMO 23

 

 

Já temos relatado algumas vezes acerca do roubo de glória que muitos homens tem tomado para si, ou melhor dizendo, usurpado, que só pertencem ao Senhor. Todos os títulos nas Escrituras que estão com letras maiúsculas se referem ao Senhor, e com letras minúsculas aos homens porque é ofício, serviço e não tem nenhuma glória. Por exemplo:

1- Sumo Pastor: "E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória." (I Pedro 5:4)

2- Bom Pastor: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." (João 10:11)

3- Pastor e Bispo: "Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas." (I Pedro 2:25)

4- Apóstolo e Sumo Sacerdote: "Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão" (Hebreus 3:1)

5- Rei: "E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores." (Apocalipse 19:16)

6- Senhor: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." (Apocalipse 1:8)

7- Cordeiro: "Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças." (Apocalipse 5:12)

Enfim, todos os títulos que pertencem ao Senhor estão com letras maiúsculas e nenhum outro, no céu, na terra e debaixo da terra pode ter um Nome igual ao seu Nome, porque ele tem um Nome acima de todo nome. E Deus lhe deu este Nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Portanto, a nossa posição é dobrar os nossos joelhos em reverência ao nosso Senhor, e confessar que Ele é o Senhor, o Bispo, o Pastor, o Apóstolo, o Tudo, para a glória de Deus Pai.

Nos Salmos 23 podemos constatar algumas dessas características do nosso verdadeiro Pastor e Bispo das nossas almas:

Verso 1: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. A maneira como devemos olhar para a Palavra de Deus nunca deve ser de uma forma egoísta, porque tudo que foi escrito fala de Jesus e tudo o que foi feito é por Ele e para Ele. Sem Jesus, nada do que foi feito se fez ou tem algum valor. Então esta expressão "nada me faltará" não diz respeito aos nossos deleites, daquilo que cobiçamos, mas do Senhor que não falta. O nosso pastor nunca vai faltar, Ele nunca nos deixará e nunca nos desamparará, seja qual for a situação. Ele é aquele que é maior do que Davi, que quando vinha um leão ou uma ursa, e tomava alguma ovelha do rebanho, ele a livrava da sua boca. Assim o Senhor tem nos livrado da boca do leão.

Verso 2: Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Se há algo que o Senhor se encarregou mesmo antes que o homem fosse criado é com o seu alimento. Mas sabemos que este alimento a qual se refere o Senhor neste salmo é o alimento espiritual que é Ele mesmo, mesmo que o outro também seja necessário, e provido por Ele. Jesus disse que se bebermos e nos alimentarmos dEle nunca teríamos sede nem fome. Ele é o provedor de tudo, e o próprio alimento do seu povo. Ele disse que como cuidamos do nosso corpo e o alimentamos, assim também Ele faz com a Igreja. Portanto, só Ele pode nos dar e ser os pastos verdejantes e águas de descanso, porque todo o resto é feno, palha, e água de cisternas rotas.

Verso 3: Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Os tempos de refrigério só são possíveis pela presença do Senhor. Comendo dEle, bebendo dEle, nos alimentando dEle e tomando o seu jugo, aprendemos dEle e encontramos descanso para as nossas almas. Permanecendo nas suas palavras permanecemos nEle e Ele em nós, e nEle vamos conhecer as veredas da justiça, como também da sabedoria, da santificação e da redenção, e dar muito fruto, porque Deus fez tudo isto de Cristo para nós. E tudo isto por amor do seu Nome, um Nome eterno que não será abalado nem envergonhado.

Verso 4: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Este bom Pastor está sempre conosco, não dormita, não toscaneja, nunca falta, nem mesmo se passarmos pelo vale da sombra da morte. Ele está conosco, e muito mais do que estar conosco Ele está em nós sendo a ressurreição e a vida. Então, para onde iremos do seu espírito, ou para onde fugiremos da sua presença? Se subir ao céu, lá Ele está; se fizer no inferno a nossa cama, eis que ali Ele está também. Se tomarmos as asas da alva, se habitarmos nas extremidades do mar, até ali a sua mão nos guiará e a sua destra nos susterá. Por isso não temeremos, ainda que a terra se mude. Se o seu amor exigir a sua vara e o seu cajado em nós, sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Verso 5: Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. O Senhor aqui nos chama a banquetear com Ele e Ele conosco na presença dos nossos inimigos, mas eles não são chamados a cear, somente a olhar com quem estamos ceando. Os inimigos não são convidados para a mesa, somente para ver a quem o Senhor tem ungido. Não uma unção feita pelos homens como fez Samuel a Saul quando o povo pediu um rei, mas como Deus fez a Davi ungindo-o como rei e dando-lhes as firmes beneficências em Cristo. E não é pouco, uma porção mirada, mas que transborda, da sua plenitude; graça sobre graça.

Verso 6: Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Sobre este texto não necessito falar nada, pois são promessas de um Deus que não é homem e que não pode mentir. Apenas peço que comigo olhemos para a plenitude do nosso Senhor e Salvador, e na habitação do seu Espírito que estará conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Este mesmo Espírito lhe dará visão, cada vez muito mais alta desse bendito Pastor.

Mas, Jesus disse algo importante sobre qual é o pastor que é bom, e cabe a nós observar as suas palavras para que não nos enganemos: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.".

Qual pastor você deseja que cuide de você? E quando o Sumo Pastor cuidar de você, como Ele bem disse, mesmo que seja por um membro do Corpo de Cristo, um servo seu por amor de Jesus, a quem você dará glória?

 

 

Retornar