O Tesouro de Deus

"SERÁ ELE A ESTABILIDADE DOS TEUS TEMPOS, 

ABUNDÂNCIA DE SALVAÇÃO, SABEDORIA E 

CONHECIMENTO; E O TEMOR DO SENHOR É 

O SEU TESOURO". ISAÍAS 33.6.

Este texto das Escrituras, de Isaías 33.6, ao contrário da busca dos homens pelos tesouros deste mundo, nos fala do tesouro de Deus. Tesouro nos faz lembrar de riquezas, bens, alegria, poder, e etc... Os tesouros deste mundo oferecem todas estas coisas, mas eles são temporários: "Como saiu do ventre de sua mãe, assim também se irá, nu como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na mão" Eclesiastes 5.15. Estes tesouros são cobiçados pelos ímpio, mas Jesus disse que estas riquezas os ladrões minam e roubam, e a traça e a ferrugem os consomem (Mateus 6.19).

"O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram com muitas dores" I Timóteo 6.10. Jesus nos ensina que este tesouro são riquezas da injustiça, e que elas só servem para uma coisa na eternidade: para salvar almas: "Granjeai amigos por meio das riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos" Lucas 16.9.

O tesouro de Deus também nos proporciona riquezas, bens, alegria, poder e etc..., mas o tesouro de Deus não são coisas corruptíveis como ouro ou prata que podem ser minados e roubados, porque o tesouro de Deus é uma pessoa, é a Pessoa do Senhor Jesus Cristo: "Aquele que disse: Das trevas resplandecesse a luz, ele mesmo é quem resplandeceu em nossos corações, para a iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro..." II Coríntios 4.6-7. "... e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" Colossenses 2.2-3.

Em Cristo estão todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais (Efésios 2.3). Nele está a plenitude da divindade (Colossenses 2.10). Ele é a ressurreição e a vida (João 11.25). Nele está a adoção de filhos, a nossa redenção, e a remissão dos nossos pecados (Efésios 1.5-7). Não poderíamos descrever tal profundidade de riquezas, mas tudo se resume nisto: "Jesus Cristo é tudo, e é tudo em todos" (Colossenses 3.11). Jesus é o tesouro de Deus, e este tesouro são riquezas duráveis, eternas: "Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça" Provérbios 8.18.

É precioso também lembrarmos, que quando uma pessoa possuiu um grande tesouro, a primeira coisa que pensa é depositá-lo num cofre forte, seguro, e de preferência em lugar oculto. Mas o tesouro de Deus não. Seu tesouro, ao contrário dos homens, é colocado em vasos frágeis, em vasos de barro, e Ele faz questão de estar a vista de todos, para que vejam que a excelência do poder é de dEle e não da nossa parte (II Coríntios 4.7). Só um Deus tão grandioso poderia fazer tal coisa: "que é o homem para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?" Salmos 8.4

São muitas as riquezas que encontramos na Pessoa de Jesus Cristo que habita em todo aquele que é nascido do Espírito. No verso 6, do capítulo 33 de Isaías, Deus nos revela em Sua Palavra, que Jesus Cristo é a estabilidade dos nossos tempos. As riquezas da injustiça, por maiores que sejam, não podem proporcionar estabilidade em nenhum tempo, porque hoje se tem e amanhã pode se perder tudo. Já em Jesus Cristo não, porque as riquezas espirituais são eternas, elas nos são garantidas tanto hoje como na eternidade. Pensar que todos os nossos dias estão escritos e determinados por Deus quando ainda não havia nenhum deles, é uma riqueza imensurável (Salmos 139.16). Será que além dos filhos de Deus, existe alguém que tenha tal riquezas? Você já pensou que não precisa se preocupar com o dia de amanhã, nem daqui a dez anos, nem mesmo com a eternidade? Isto porque Ele é o Pai Eterno, e jamais pereceremos; ninguém poderá arrebatar-nos da mão do Pai (Isaías 9.6; João 10.28).

Jesus Cristo em nós, é a esperança da glória (Colossenses 1.27). Não há riqueza maior do que pensar numa estabilidade eterna, onde o justo nunca será abalado, porque: "Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre" Salmos 121.2-8. "Desde agora e para sempre", que expressão preciosa, que riqueza maravilhosa. Todo aquele que se diz um filho de Deus, e vive em altos e baixos, um dia levanta outro cai, e diz: "Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta", mostra que é "um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu". Para estes Deus diz: "Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da sua nudez; e colírio a fim de ungires os teus olhos, para que vejas" Apocalipse 3.17-18.

Em Jesus Cristo, o tesouro de Deus, podemos encontrar a segunda expressão da Palavra de Deus em Isaías 33.6, que é: abundância de salvação. Aqui não está falando de uma salvaçãozinha qualquer, está falando de uma poderosa e grande salvação, onde não se deixou nada que não fosse consumado. Esta salvação nos libertou completamente de todos os nossos inimigos, para que pudéssemos servir a Deus, sem temor, em santidade e justiça todos os dias da nossa vida (Lucas 1.68-75). Jesus em nós é esta riqueza da salvação, onde fomos completamente libertos daquilo que nos escravizava, isto é, do Diabo, do pecado, da morte, da dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, das enfermidades, do mundo, da ira de Deus e muito mais.

Esta salvação foi tão abundante, que Ele nos tirou dum poço de perdição, e de um charco de lodo, sujeitos por toda vida a escravidão do pecado, com medo da morte, do banimento eterno da presença de Deus, para sermos conforme a imagem e semelhança de Seu Filho Jesus, e assentados nos lugares celestiais em Cristo, e co-participantes da natureza divina. Não dá para descrever tão abundante salvação. Não existe maior riqueza de glória do que a Pessoa de Jesus habitando em nós. Ele sendo o Salvador, e vivendo em nós, temos através dEle tudo aquilo que Ele alcançou, porque se fomos unidos juntamente com ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição (Romanos 6.5). "E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita" Romanos 8.11.

Deus faz com que me sinta extremamente fraco para falar de tão abundante salvação, mas nos faz conhecer que Jesus Cristo é esta abundância de salvação em nós. Aleluia! Que tristeza a grande multidão de pessoas que não crêem que Jesus pode libertar totalmente um homem do pecado? Que pesar nos traz em saber de todos aqueles que dia após dia buscam

o perdão diário para os seus pecados, porque não crêem neste Salvador Poderoso? Quantos e quantos não estão sendo curados superficialmente por não conhecerem esta abundância de salvação? Mas Deus nos faz saber que Jesus é esta abundância de salvação, e que Ele é poderoso para nos guardar de tropeçar, e apresentar-nos ante a Sua glória imaculados e jubilosos, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém. (Judas 24-25).

A terceira virtude que encontramos neste tesouro de Deus é a sabedoria. Não a sabedoria do homem, ou a que procede dos sábios deste mundo, mas a sabedoria divina. A mente natural não pode compreender as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura, e não podem entendê-las, porque elas discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem todas as coisas. Ele passa o conhecer a mente do Senhor, os pensamentos de Deus, os seus caminhos e os seus juízos, porque tem a mente de Cristo (I Coríntios 2.14-16). Esta é a sabedoria que vem do alto, é a sabedoria de Deus em mistérios, você estimando-a ela te exaltará, se a abraçares ela te honrará. Esta é a sabedoria que dá a nossa cabeça uma grinalda de graça, e uma coroa de glória.

A sabedoria é um tesouro tal, que de tudo o que se pode desejar, nada se pode comparar a ela, porque a sabedoria habita com a prudência, e nela se possui a ciência dos conselhos. Por ela reinam os reis e os príncipes decretam o que é justo. Pela sabedoria governam os príncipes e os nobres, e todos os juízes da terra. Melhor é o fruto da sabedoria do que o ouro refinado; e a sua renda melhor do que a prata escolhida. Pela sabedoria se anda pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça, dotando de bens permanentes os que a ama, e encherá os teus tesouros (Provérbios 8). Ele é a sabedoria em nós, e esta sabedoria é a mesma que estava como arquiteto ao lado de Deus. Quem a achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar contra Ele, fará mal a sua própria alma; todos os que odeiam a sabedoria amam a morte.

Os homens estão gastando bilhões e bilhões de dólares para descobrirem certas coisas que foram criadas por esta sabedoria. O que pode ser comparado em ter a mente de Cristo, e a sabedoria daquele que criou todas as coisas? Conhecer as profundezas de Deus, e as coisas que são encobertas até mesmo aos anjos? É por isso que Deus nos diz em Sua Palavra que esta sabedoria em Cristo é seu tesouro. "O segredo do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto" Salmos 25.14. Cristo em nós é um tesouro da sabedoria divina. Que riqueza grandiosa. O homem pela sua sabedoria nunca conheceu a Deus, mas Cristo é sabedoria e justiça de Deus.

A outra riqueza que encontramos neste tesouro que é Jesus Cristo, em Isaías 33.6, é o conhecimento. Deus não está se referindo aqui ao conhecimento intelectual, mas ao conhecimento experimental. Jó dá testemunho deste conhecimento quando diz: "Com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora os meus olhos te vêem" Jó 42.5. Este é o conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo (II Coríntios 4.6). Este é o conhecimento de não viver mais, mas a vida que agora vivemos nesta carne, vivemos pela fé no Filho de Deus (Gálatas 2.20).

O conhecimento é uma riqueza grandiosa, porque não se trata de nada que seja nosso, mas da fé, da santidade, da justiça, do poder, da perseverança, e da obediência da Pessoa de Jesus em nós. Os irmãos podem medir esta riqueza? Aqui não está sendo contada a nossa fé, mas a de Jesus, e nós a conhecemos pela manifestação da Sua Pessoa em nós. Isto é o que a Palavra de Deus se refere a aprender a Cristo (Efésios 4.20). Aqui não é aprender de Cristo, nem sobre Cristo, mas a Cristo, isto é, Ele se manifestando em nós, e nós sendo manifestos com Ele em glória (Colossenses 3.4).

Deste conhecimento o apóstolo Paulo diz: "Mas o que para mim era lucro, passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo" Filipenses 3.7-8. Os apóstolos andaram com Jesus durante três anos e não o conheciam. Eles podiam dar testemunho das coisas que aconteceram, mas não conheciam a Jesus. Depois que Jesus morreu e ressuscitou, e eles tiveram uma experiência de novo nascimento com Jesus, e veio sobre eles o Espírito de Cristo, então eles começaram a conhecê-lo, pela própria manifestação da Pessoa de Jesus em cada um deles. Uma pessoa não pode dizer que o conhece, se Ele não estiver vivendo nela. Podemos saber tudo sobre Jesus e nunca conhecê-Lo.

Por isso é que o conhecimento da Pessoa de Jesus é o tesouro de Deus. Por mais que um homem se esforçasse, jamais poderia ter os atributos que Jesus tem, mas todo aquele que Cristo é a sua vida, é perfeito nEle (Colossenses 2.10). Sobre esta riqueza a Palavra de Deus ainda diz: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo (este Santo é Jesus), é a prudência" Provérbios 9.10. "Antes crescei na graça, e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" II Pedro 3.18.

Aquele que está tentando expressar a sua obediência, a sua fé, as suas obras, ou qualquer coisa que seja seu, não conhece a obediência, a fé, as obras e tudo o que é Cristo em nós. Deus não aceita nada do que seja do homem, porque toda o seu tesouro é Cristo e nEle o conhecimento: "Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande Pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo. Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde o cheiro do seu conhecimento; porque para Deus somos um perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Não que sejamos capazes de nós mesmos de pensar alguma coisa, mas a nossa capacidade vem de Deus. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus" Hebreus 13.20-21; II Coríntios 2.14-15, 3.4-5.

Este conhecimento é comparado à intimidade de um homem com a sua esposa. Esta foi a expressão usada pelo Espírito Santo, quando Adão teve a sua primeira experiência com Eva (Gênesis 4.1). Deus usa esta mesma expressão quando diz: "E desposar-te-ei comigo para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em amorável benignidade, e em misericórdias; e desposar-te-ei comigo em fidelidade e conhecerás ao Senhor" Oséias 2.19-20. Desposar aqui é se casar, e o casamento leva os dois a serem uma só carne (Gênesis 2.24). Para o conhecimento de Deus a experiência é também dos dois serem um só, isto é, não mais eu, mas Cristo (Gálatas 2.20). É por isso que Deus considera este conhecimento um tesouro, porque é estar nEle, e Ele estar em nós.

A última riqueza que encontramos neste tesouro que é Jesus Cristo, é o temor do Senhor. A melhor definição que encontramos na Palavra de Deus sobre temor do Senhor, está em Provérbios, capítulo 8, no verso 13 que diz: "O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio". A princípio, precisamos saber que todas estas características não se encontram na pessoa de um pecador, porque está escrito: "Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios... Não há temor de Deus diante dos seus olhos". Romanos 3.10-18.

O homem pecador, como pudemos ver por este diagnóstico de Deus, é completamente perverso ao Seu Temor. Mais uma vez a Palavra vem nos mostrar porque este temor do Senhor é o seu tesouro. O que faz de um homem perverso, pecador, amante dos desejos da carne, soberbo, arrogante, falando do que está cheio de imundícia no seu coração, a odiar o mal, a aborrecer toda soberba e a andar em humildade, a desprezar tudo o que é grande e que traga vangloria, e a buscar estar na sua boca só os altos louvores de Deus? É Cristo nele. Enquanto o pecador vive, Deus verá que não há temor de Deus diante dos seus olhos, mas depois que este pecador morre com Cristo, e Cristo passa a viver nele, então por Cristo ele passa a odiar o mal, a andar em humildade, em ser simples, a buscar a santidade, e também a falar do que tira do seu bom tesouro o coração, isto é, a andar em temor.

É por isso que em Colossenses, capítulo 1, nos versos 26 e 27, o Espírito Santo nos diz: "o mistério que esteve oculto dos séculos e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória". Cristo em nós é uma riqueza de glória. É por isso que em Isaías 33.6, a Palavra nos diz que Jesus Cristo em nós é o descanso das nossas almas no que diz respeito ao tempo. Seja hoje, amanhã ou eternamente, Ele é, e sempre será a estabilidade dos nossos tempos. Nós somos dEle, e o seu amor é por nós. Ele é a estabilidade dos tempos, e também a abundância da salvação de Deus para nós. Ele é a bondade de Deus nosso Salvador, e o seu amor para conosco, não em virtude de obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua grande misericórdia. Estamos salvos e guardados pelo poder da Sua Vida em nós, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcessível, reservada nos céus para nós".

Ele é a estabilidade nos nossos tempos, a abundância da nossa salvação, como também é a nossa sabedoria, e sabedoria espiritual, sabedoria divina. Cristo também é o conhecimento, e este conhecimento nos leva em sermos um com o Senhor. Jesus no Pai, nós nEle, e Ele em nós. Por Cristo temos acesso ao Pai em um mesmo espírito, como também somos um só espírito com Ele. E por último o temor do Senhor, que faz com que nós nunca nos desviemos dEle. Este é o maior tesouro que uma pessoa pode receber do Senhor: Cristo.

O que nos fascina neste tesouro, não são as coisas, mas a Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Ninguém pode ter estabilidade dos seus tempos, nem estar salvo, nem ter sabedoria nem conhecimento, e muito menos ter temor do Senhor se Cristo não for a Sua Vida. Sem Ele nada do que foi feito se fez. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsiste por meio dele.

Diante disto, só podemos dizer: "Sim, considerei como perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor" Filipenses 3.8. O que podemos dizer a mais, senão: "Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; além de ti não tenho outro bem. A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. Deus é o meu quinhão para sempre" Salmos 16.2, 73.25-26. Amém.

Edward Burke Junior

Retornar