A VISÃO DOS CEGOS

 

 

Eu estava meditando neste assunto e gostaria de compartilhar com a Igreja do Senhor.

Primeiro gostaria que lessem João 9 e vejam o caminho que o cego de nascença viveu.

Em ninguém havia pecado. Nem ele nem em seus pais para que fosse cego. Na verdade nós também herdamos a nossa cegueira de Adão (porque todos estão destituídos da Glória de Deus).

Mas Deus fez desta forma para que se manifestassem as obras de Deus na vida do cego (notem que está no plural!).

Penso que a primeira obra foi Jesus ir até o cego. E é assim conosco também. Ele um dia veio em forma de homem e se apresentou a nós. E na sua morte na cruz nos trouxe a lição de que para haver vida, primeiro tem que haver morte.

Então, Ele nos atraiu no corpo Dele, nos levou a morrer juntamente com Ele  e na Sua ressurreição nos vivificou juntamente com Ele. (O nosso velho homem foi com Ele crucificado. Toda a revelação de Romanos 6).

Então Jesus passou lodo no olho do cego. O lodo podia ter endurecido e ter tapado ainda mais o olho do cego, mas o cego foi e lavou o seu olho no tanque de Siloé, que significa o enviado (ou seja, simboliza o próprio Jesus Cristo).

Aqui está uma outra obra de Deus na nossa vida: o da lavagem.

A mensagem da cruz tem sido dura demais para algumas pessoas. É como lodo endurecido na frente dos olhos e estas continuam não vendo. É  como se Jesus dissesse: A cruz está posta a quase 2.000 anos na sua frente, creia que te levei comigo por ela, que você verá algo e agora vá e se lave em mim.

Outro texto diz: Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio por "água" e por "sangue", isto é Jesus Cristo: não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. (II João 5: 5 e 6).  

É fato que o sangue derramado na cruz nos purifica de todo pecado, mas tem outra obra que é a água, ou seja, a purificação, a santificação.

Então, o cego foi, se lavou, e viu.

As pessoas (vizinhos) começaram a ver algo diferente no cego e vieram perguntar o que aconteceu. E ele sem saber bem o que significava toda aquela obra já começava a dar testemunho, tanto é assim que ele disse que Jesus era um profeta.

E a obra continua na caminhada do jovem.  E é muito interessante esta obra nele como indivíduo!

Vemos que os da sinagoga (religiosos) se sentem ameaçados por ele. Os judeus foram perguntar aos pais dele para ver se era verdade o que tinha acontecido e os pais disseram, perguntem a ele, nós só sabemos que ele era cego e agora vê!  Os pais viram uma mudança, no entanto, o testemunho era ele quem dava. E este testemunho se dava por completo uma vez que ele falava dos resultados (eu era cego e vejo), e completava  com a confissão de que Jesus era Deus.

Ele disse: Se este não fosse Deus nada poderia fazer (versículo33).

Então foi em meio a esta “perseguição” por parte dos religiosos que o rapaz começou a ter convicção do tamanho da obra que Deus fez, e passou a ser identificado como um discípulo de Jesus (aquele que está sendo ensinado).

Vejam como aquela palavra no plural tem sentido!

Uma outra obra de Deus na nossa vida, é que fomos  feitos seus discípulos. Somos ensinados por Ele (Hebreus 8: 10 e 11 Hebreus 12: 9 e 10). E, como o jovem, quase sempre somos perseguidos e cobrados pelos da sinagoga! E as pessoas, e as circunstâncias nos expulsam!

E isto passa a ser muito precioso quando sabemos que as suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, porque Ele as tira do aprisco!!! (João 10)

E Jesus não para aí a sua obra. Ele sabia que o tinham expulsado e vai até o jovem e pergunta para ele quem é o Filho de Deus e faz a afirmação: Tu já o tens visto e é aquele quem fala contigo. Foi quando o jovem creu e o adorou.

Eu pensava que a obra parava por aí, pois uma vida de adoração muitos de nós já temos. Mas ontem o Espírito me mostrou uma outra obra de Deus, que quero compartilhar ainda.

Vejam o versículo 39 de João 9: Eu vim para este mundo para juízo, afim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.

Espera aí, pensei: Eu não via e vejo.   Mas,  e a segunda parte?  Os que vêem sejam cegos?

Daí o Senhor me ensinou: Nós não andamos mais por vista e sim por fé.

E Ele também nos mostra em Isaías 42 à partir do versículo 16 que diz: E guiarei os cegos por um caminho que nunca conheceram, fa-los-ei  caminhar por veredas que nunca conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei... Surdos ouvi: e vós cegos, olhai, para que possais ver. Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o galardoado, e cego como o servo do Senhor? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas ouvidos abertos, nada ouve.

Senhor seja misericordioso conosco!

Vejam que os fariseus perguntaram: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado: mas como agora dizei: Vemos; por isto o vosso pecado permanece.

Louvo o Senhor pois, Ele é quem abre os nossos olhos para ver a Cristo.

Aquele que não nascer de novo e não pode ver o reino de Deus! (João 3:3). Mas a obra continua e ele diz: Na verdade aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus (João 3:5).  

Então, para entrar no reino tem a necessidade de santificação, sermos discípulos e adoradores.

É uma obra completa que nos aguarda! Pois agora somos levados a viver como casa de Deus: No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. (Efésios 2:22)

É a igreja em unidade (Efésios 4).

E mais que isto,  tendo a convicção de que somos cegos e que os olhos não estão no corpo e sim no cabeça que é Cristo.

 

 Ir. Vera Carvalho - Londrina-PR

 

Retornar